Tempo de processamento da naturalização (avós)

Enviei meu pedido de naturalização através dos avós no dia 3 de Julho de 2024. Tanto a minha avó como o meu avô eram madeirenses.

Tenho monitorado o status da minha inscrição via Consultar Estado do Processo do Nacionalidade.

Desde 29 de Setembro de 2024, estou na Etapa 3 - “Para Decisão”.

Quanto tempo mais se espera que esse processo leve?

Quanto tempo mais se espera que esse processo leve? Candidatei-me através de um agente, que recorreu a um escritório de advogados com sede em Lisboa. A minha candidatura foi submetida em Lisboa.

Comentários

• @MichaelJay ,

Somente para esclarecer, o processo de neto 1D é de atribuição e não naturalização. O que significa que produzirá efeitos desde a data de nascimento do requerente. O que possibilita que possa transmitir esta nacionalidade para os descendentes, ascendentes e conjuge(que neste caso receberá a naturalização).

A naturalização produz efeitos a partir da data adquirida e só pode ser transmitida a filhos menores/incapazes e conjuge. E neste caso sempre será naturalização.

Quanto ao processo de netos, tanto iniciado online através de advogados ou solicitadores ou pelo próprio requerente tem levado no mínimo 3 anos. Mesmo estando para decisão, pelo menos teoricamente os processos entram numa fila pela data de entrada. E o IRN informa que em Lisboa estão trabalhando na segunda quinzena de maio/2021.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.