Tenhos os dados Passaporte português como obter ?

Olá pessoal,

preciso de ajuda para localizar esse passaporte.

Após muitas buscas, consegui encontrar essas informações dos meus bisavós João e Adelaide. como faço para obter esse passaporte na íntegra ?

alem disso também consegui localizar sua certidão de nascimento e encontrar a de batismo no Arquivo da Ilha da Madeira, porém a documentação está bem difícil de ser lida e me parece que algumas informações estão diferentes da que consta na busca. Após encontrar essa certidão de batismo, devo requerer algo pelo civil ?

(Estou começando agora o processo p/ cidadania e estou bem perdida em relação aos trâmites)

Obrigada!

Comentários

• Olá, como vai? Há no fórum pessoas mais experientes para te ajudar (e se eu falar algum besteira aqui, por favor me corrijam), mas vou te passar um geral do que é necessário.

O processo que você vai fazer é de filho ou neto?

Cada um tem exigências diferentes. Você disse que os portugueses são seus bisavós, então o processo poderá ser o de filho (reconhecimento de seu avô ou avó) ou de neto (reconhecimento de seu pai ou sua mãe).

Na sessão do Fórum "Guias e Informações úteis" tem todos os documentos necessários para cada um dois casos.

Se você encontrou a certidão de batismo do seu bisavô e/ou bisavó, ótimo. Você vai precisar pedir esta certidão de batismo (possivelmente no CRAV). Na mesma sessão do Fórum, tem o passo-a-passo para isso.

Depois você vai precisar ir atrás das certidões de nascimento de seu avô/avó (se você ainda não tem) e de seu pai e mãe (no caso de processo de neto). Em seguida, checar todos os dados se estão ok, ou necessitam de retificação, além da perfilhação (quem é o declarante em cada caso). Esses seriam os próximos passos que eu seguiria se estivesse no seu lugar.

Boa sorte!

• @Leticia2104

Leia os nossos guias aqui: 📢 Guias e Informações Úteis (comece aqui) — Fórum Cidadania Portuguesa

praticamente todas as dúvidas que você possa ter, já foram respondidas lá.

• editado December 2024

@Leticia2104

Concordo com as orientações dos colegas acima e acrescento apenas um ponto: não gaste seu tempo e energia buscando o passaporte dos seus bisavós. Esse documento não tem serventia alguma para seu processo de nacionalidade.

Pelo que você informou, os documentos mais importantes você já localizou: a certidão de batismo/nascimento dos portugueses.

Siga os guias conforme os colegas orientaram e se após a leitura ainda tiver dúvidas, pergunte.

Boa sorte.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.