Atribuição para mãe incapaz

Estou tentando ajudar uma amiga a tirar a cidadania da mãe (que é filha de português), para que depois ela possa tirar. Entretanto tenho uma dúvida, caso possam me ajudar:

a) Imagino que por ela ser invalida (nao fala nem assina), seus filhos poderiam realizar o processo por ela, com a devida documentacao de curador / representante legal. Certo?

b) Como seria a prova de vida? Ela pode se locomover por cadeira de roda, mas devido ao Alzeimer ela nao assina documentacao. Sabem se pode ser feito presencialmente porém por impressao digital?

c) Existe alguma forma de realizar a prova de vida de forma remota?

Obrigado

Comentários

• @erickhuon

Se entendi corretamente a descrição, sua amiga é neta de português. Certo?

Entendi também que a mãe da sua mãe provavelmente não tem nenhuma intenção de viajar ou se mudar para Portugal. Entendi corretamente?

Se for assim, sua amiga pode "pular" o problema da mãe e fazer o processo diretamente como neta de português. Demora um pouco mais, mas sai mais barato e evita esse tipo de questionamento.

Documentação necessária: Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Formulário 1D — Fórum Cidadania Portuguesa

• Oi @eduardo_augusto, sim entendeu corretamente. A mãe dela, que é incapaz e filha de portugues, não vai morar em portugal. Ela só estaria tirando para agilizar para a filha (que a minha amiga).

Eu sei que ela pode tirar como neta esse é meu plano B. (foi assim que eu fiz para a minha mae), mas demorou 2 anos e depois mais 1 ano pra mim. Imagino que por ela ser idosa, teria prioridade e sairia bem mais rápido.)

A mãe da minha amiga caminha com ajuda, entao poderia ir lá, caso haja um processo para fazer prova de vida sem ser por assinatura dela.

Saberia informar se a prova de vida pode ser feita por impressao digital?

Obrigado

• @erickhuon

Prova de vida se faz quando e se for solicitado pela conservatória.

Há alguns anos havia uma orientação aqui no fórum de enviar a prova de vida junto com o processo, mas depois que apareceram casos de pessoas que caíram em exigência da mesma forma, entendeu-se que não adiantava mandar prova de vida com o processo. Ou seja, não é algo para se preocupar agora.

A única coisa a se fazer é mandar o processo, normalmente. O problema no caso da mãe da sua amiga é que ela não está em condições de tomar a decisão por conta própria, e o formulário será assinado pelo curador / representante legal. Não há como garantir que isso será aceito pelo conservador. Esses casos são raros, e mais raro ainda é a pessoa voltar aqui no fórum para dizer se deu certo ou não.

Minha resposta curta: se quer arriscar fazer o processo 1C, assine, mande os documentos e torce para dar certo. Se der, deu. Se não der, felizmente ainda terá a possibilidade de fazer como 1D.

Se não quiser "perder tempo", aqui tem uma alternativa: mande o processo 1C (da mãe da sua amiga, como filha de português) e ao mesmo tempo mande o processo 1D (da sua amiga, como neta de português). Se o processo 1C "da filha" correr bem, deve terminar em cerca de 12 meses. E aí, é só fazer um requerimento para a conservatória, pedindo para analisar o processo 1D "da neta" como se fosse 1C (porque nesse caso, a "neta" agora é "filha"). E se o processo 1C "da filha" emperrar, pelo menos o 1D "da neta" já estará mais adiantado. Parece complicado escrevendo, mas é bem simples. Leia com atenção, e se tiver mais perguntas certamente os colegas do fórum poderão ajudar.

• @eduardo_augusto

Super claro !

Muito obrigado. Vai demorar mas volto aqui pra contar o resultado.

Abraço.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.