Recebimento de Passaporte

Olá, Fiz a solicitação no Consulado de São Paulo do meu Cartão Cidadão e Passaporte ambos com urgencia. Apenas recebi meu cartão cidadão pelo correio e não recebi meu passaporte. Isso fazem quase 2 anos, desde então venho tentando contactar o consulado por telefone e e-mail mas sem sucesso. Alguem saberia algum procedimento que posso tomar em relação a isto?

Comentários

• @RodrigoMello

se você pediu o passaporte com urgência e só agora passados 2 anos é que você está tentando contatar o consulado... não era tão urgente assim, né? digo isso porque o serviço urgente deveria ser uma exceção. ao pedir o passaporte nessa modalidade, você possivelmente atrasou a emissão do passaporte de outra pessoa... o recurso de urgência deveria ser usado quando realmente necessário, e não apenas por ter dinheiro. mas deixando a crítica de lado, vamos ao que interessa:

se esse passaporte não chegou até você, há duas possibilidades:

1) o consulado não enviou

2) o passaporte se extraviou após o envio

Os meios de contato com o consulado são três: telefone, email, ou indo lá pessoalmente (mediante agendamento). Você já tentou telefone e email e disse que não conseguiu. Pode tentar agendar para ir lá - normalmente não tem vaga, vai ter que ficar tentando e tentando até conseguir.

Para você considerar: se o consulado chegou a emitir o passaporte, mas o passaporte por qualquer motivo não foi enviado, acredito que depois de dois anos ele já foi destruído. Usando o Brasil como referência, quando você pede um passaporte na Polícia Federal, se não for lá buscar, depois de 90 dias ele é destruído. Imagino que o consulado português também tenha um comportamento similar - é um risco de segurança ter um passaporte "dando mole".

Mesmo indo no consulado, acho praticamente impossível que você obtenha esse documento. O mais simples é você dar o passaporte como perdido e pedir logo um novo.

Boa sorte! E depois volte aqui para nos dizer como conseguiu resolver...

• @eduardo_augusto

Obrigado pelo retorno, Vou procurar efetuar o agendamento e ver o que consigo dai para frente,

Em relaçao a urgencia do pedido, no periodo estava com planos para ir morar em Portugal mas os planos no Brasil deram certo então ficou para segundo plano. E tentei o contato com o Consulado logo uqe prazo de entrega expirou e como mencionei sem sucesso. Os canais de comunicação do Consulado são pessimos.

• @RodrigoMello

Se o seu plano é morar em Portugal, não se preocupe com o passaporte português. É só fazer as malas e embarcar. Você é cidadão português! O único cuidado que deve ter é que deve embarcar em um voo direto para Portugal, sem escala em outros países. Ah, e vai precisar do passaporte Brasileiro, que se você não tiver, em 15 dias resolve na Polícia Federal.

• Olá @RodrigoMello! Como foi que você fez o pedido do cartão cidadão no consulado de São Paulo? Estou com o assento do meu pai em mãos mas não sei como proceder este pedido. Pelo site do consulado não consigo me cadastrar, e pelo agendamentos.mne.gov.pt eles não me dão nenhuma data disponível para marcação.

Agradeço se você puder compartilhar como foi seu processo depois de conseguir o assento (link para sites de cadastro e agendamento, etc).

Obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.