sem certidao brasileira

Sou neta de português, meus avós são falecidos, tenho seus registros de batismo em portugal, mas não tenho a certidão de nascimento de meu pai, não se encontrou, tenho certidão de obito de meus avós falecidos no brasil, tenho certidão de casamento de meus pais, de minha tia ( filha de meus avós portugueses), e tenho documentos consulares minha avó portuguesa no brasil. Posso restaurando a certidão de nascimento de meu pai brasileiro , filho de portugues, obter cidadania como neta? E o caso do "Processo nº 47/12", em que não foi necessário o registro na menoridade para neto...só para filho....?

Comentários

• @Belinha6060

Sou neta de português, meus avós são falecidos,

ok

tenho seus registros de batismo em portugal,

ok. entendo que ambos eram portugueses.

mas não tenho a certidão de nascimento de meu pai, não se encontrou,

Problema. "Não se encontrou" normalmente significa "não se procurou bem". Coloque os dados do seu pai (nome, nome dos pais, data e local de nascimento, possíveis locais de registro) e o pessoal do fórum vai tentar de ajudar.

tenho certidão de obito de meus avós falecidos no brasil,

normalmente, desnecessário. mas guarde com carinho. pergunta: por acaso alguma das certidões de óbito menciona o seu pai como filho do casal?

tenho certidão de casamento de meus pais,

Bom, mas talvez não seja necessária. Foi o seu pai que registrou o seu nascimento?

de minha tia ( filha de meus avós portugueses),

desnecessária. guarde com carinho.

e tenho documentos consulares minha avó portuguesa no brasil.

desnecessários, guarde com carinho.

Posso restaurando a certidão de nascimento de meu pai brasileiro , filho de portugues, obter cidadania como neta?

ao que se sabe, Portugal não tem muita tolerância com documentos reconstituídos, mas não está escrito em nenhuma lei que documentos reconstituídos ou restaurados não possam ser aceitos. O que é certo é que pedirão uma cópia do processo de reconstituição e eles analisarão as evidências apresentadas.

E o caso do "Processo nº 47/12", em que não foi necessário o registro na menoridade para neto...só para filho....?

Desconheço.

• Infelizmente nenhum documento me liga ao nome de meus avós, meu pai (filho de portugueses)me registrou na menoridade, e nessa certidão diz que meus avós são portugueses( ajuda ?). As certidões de óbito ajudariam a provar a identidade deles, que eles migraram para a cidade de Belém, nasci em Belém, minha família veio de lá, exceto meus avós q eram portugueses. Certidão de casamento de meus pais tem nome de meus avós portugueses dizendo q meu pai é filho deles, foi baseada na certidão de nascimento não encontrada, e pelo q eu saiba meu avô português registrou meu pai, mas não tem prova pois não foi encontrada e na menoridade.

nome: José do Carmo Oliveira, data de nascimento: 10/12/1929, local: belem-pa,

nome do pai: diamantino jorge de Oliveira, nome da mãe: Maria elmira de oliveira.

caso do "Processo nº 47/12" :

https://juliandiasrodrigues.com.br/nacionalidade-portuguesa-para-netos-e-o-art-14-da-lei-da-nacionalidade/

• Meu pai (filho de portugueses)me registrou na menoridade, e nessa certidão diz que meus avós são portugueses( ajuda ?). As certidões de óbito de meus avós ajudariam a provar a identidade deles, que eles migraram para a cidade de Belém, nasci em Belém, minha família veio de lá, exceto meus avós q eram portugueses. Infelizmente a certidão de óbito de meus avos nao citam meu pai pq ele morreu antes de meus avós. Certidão de casamento de meus pais tem nome de meus avós portugueses dizendo q meu pai é filho deles, foi baseada na certidão de nascimento não encontrada, e pelo q eu saiba meu avô português registrou meu pai, mas não tem prova pois não foi encontrada. 

nome: José do Carmo Oliveira, data de nascimento: 10/12/1929, local: belem-pa,

nome do pai: diamantino jorge de Oliveira, nome da mãe: Maria elmira de oliveira.

caso do "Processo nº 47/12" :

https://juliandiasrodrigues.com.br/nacionalidade-portuguesa-para-netos-e-o-art-14-da-lei-da-nacionalidade/

• @CarlosASP @ecoutinho @Kleber Silva Aguiar @Guilherme Moreira

conseguem ajudar a @Belinha6060 a encontrar a certidão de nascimento do pai?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.