Divergência de nomes nas certidões.
Prezados, enfrente dois problemas sérios:
1) Na certidão narrativa de nascimento que recebi de Portugal, o nome da mãe da minha avo é LUIZA DE JESUS. Na certidão de casamento com meu avô (também Português), aqui no Brasil e também na certidão de nascimento do meu pai o nome da mãe da minha avo é LUIZA MARIA.
Pergunta: preciso usar essa certidão de Portugal para solicitar retificação dessas duas certidões do Brasil (casamento e nascimento)? Ou, pelo menos, na certidão de nascimento do meu pai?
2) Não estava cogitando mandar a certidão de casamento de minha avó (não está na lista de documentos solicitados, mas pode ser pedido posteriormente) porque é outra grande confusão. Meu avô português nasceu como João Frederico Pinto do Nascimento, casou como João do Nascimento e teve meu pai como João Frederico Pinto, Os dados de filiação dele nesses documentos estão corretos. Por este motivo estamos fazendo o processo de neto da portuguesa, minha avó e não netos dele.
Pergunta: vou precisar pedir a certidão de nascimento dele de Portugal para fazer essas retificações nos cartórios brasileiros? os atos brasileiros precisam ser averbados em Portugal? È frequente a solicitação dessa documentação complementar?
Agradeço a ajuda.