Tenho todos os dados do Português... mas não encontro a certidão em lugar algum!

Prezados,

Espero que estejam bem!

Estou iniciando um processo de cidadania envolvendo meu bisavô. No caso, a cidadania seria para minha avó e fariamos a "escadinha" até minha geração. O cenário é otimista, tão porquê temos informações relevantes, conforme abaixo:

Sendo o nascimento dele em 1895, seria o caso de solicitar uma certidão de batismo ao CRAV. Felizmente, constam todas informações: cidade, nome dos pais, data e local de naturalização (presumo nascimento). Ótimo, não? Também achei.

A questão é: Já estou ciente de como ocorre o processo de resgate junto ao CRAV, fui verificar no Arquivo Distrital de Leiria para procurar o registro e não fazer a solicitação de certidão atoa, e o registro de batismo simplesmente não está lá. Não há nenhum José com filiação de Manoel e Maria em Torre do Vale de Todos na data de 15 de Abril. Nem em 1895, tampouco nos anos seguintes.

No arquivo tive dificuldade devido as letras cursivas, mas notei que nomes ficam destacados e consegui identificar datas, não há nada. O único detalhe que sei dessa localidade é de quê Torre do Vale foi incorporada a Ansião, não sei se pode ter ocorrido alguma confusão decorrente disto.

Há alguma explicação plausível? O que fazer?

Desde já, grato!

Comentários

• editado December 21

@Gabrilion

Jose doi batizado em 1894

https://digitarq.adlra.arquivos.pt/ViewerForm.aspx?id=1099181 imagem m004.tif na freguesia de Torre do Vale de Todos, Concelho de Ansiaes, Leiria

Peça pelo CRAV com estes dados. Cod Referência PT/ADLRA/PRQ/PANS08/001/0039

• Prezados,

Boa noite!

Gostaria de atualizar sobre meu caso, coincidentemente a resolução se deu logo após a publicação, após se arrastar por meses.

O nome do meu bisavô, José Parola Ramos, estava errado. Constava como José "C"arola Ramos e pude localizar seu passaporte. No passaporte da época constava a idade dele no momento da solicitação. Cruzei a idade que ele tinha com a suposta data de nascimento e consegui calcular que as datas não batiam.

O documento que temos constava nascimento em 15 de Abril de 1895. Ele tendo 17 anos em 5 de Fevereiro de 1912 não bate, tão porquê ele faria 18 anos em 1912, sendo assim, o nascimento só poderia ter ocorrido em 1894.

Só olhei anos seguintes, não anteriores. Por fim, olhando os arquivos de 1894, achei o assento de batismo =)

A lição que fica é: não confie na data de nascimento, haha. Busque documentos de apoio, como o passaporte.

Boa sorte a todos que venham a consultar,

Obrigado!

• @Gabrilion não há de quê, boa sorte em seu processo!

• @AlanNogueira

Boa tarde, amigo!

Meu comentário estava aguardando aprovação enquanto o seu foi publicado. Perdão.

De qualquer forma, muitoo obrigado pela disposição de procurar pelo assento! É um gesto muito nobre seu e da boa comunidade deste fórum.

Abçs

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.