Registro de nascimento / batizado da minha bisavó brasileira (Minas Gerais)
Olá! Espero que estejam todos bem.
Não consigo encontrar o registro de nascimento da minha bisavó, para realizar a transcrição do casamento.
Ela nasceu em, 27/101892, no estado de Minas Gerais.
Podem me ajudar?
Nome: Mercedes Rodrigues da Silva (Minas Gerais)
Mãe: Margarida Emília da Costa (Portugal)
Pai: João Rodrigues da Silva (Portugal)
Esposa: Abílio José Pereira (Portugal)
Filha: Margarida Pereira da Silva (Rio de Janeiro)
Já montei minha árvore no Family Seach e indexei os arquivos encontrados, mesmo assim sigo sem informações sobre o registro de nascimento dela.
Segundo o registro de nascimento da minha avó (22/06/1920), seus pais se casaram na segunda pretoria do Rio de Janeiro.
Obs.: Caso encontrem informações sobre os pais da minha bisavó, seria muito legal! S2
Desde já agradeço a ajuda!
Atenciosamente,
Ana Paula.
Comentários
@Ana_Cerqueira
Você deu sorte que o processo de habilitação de casamento de Mercedes e Abilio no Rio de janeiro em 1919 caiu justamente num dos poucos períodos onde isso foi enviado para o Arquivo Nacional.
A habilitação de casamento é onde os noivos apresentam documentos provando quem são, para poder casar. Muitas vezes tem detalhes sobre onde e quando nasceram; às vezes dá azar e tudo foi feito apenas na base de declarações com corroboração de testemunhas. Só vendo a habilitação.
Entre em contato com o AN e peça cópia dessa habilitação:
Contratantes: Abílio José Pereira e Mercedes Rodrigues da Silva
Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 2 (Freguesia de Sacramento) - Z8 (antigo código MZ)
Ano: 1919
Número: 1781
Maço: 121
Gal: A
Muitas vezes, o material ainda não foi digitalizado, eles vão criar um PDF e te mandar isso. Leva um tempo; mas eles sempre respondem. Se puder ir pessoalmente no AN no Rio fazer o pedido, acho que acelera.
Caso contrário, faça remotamente; aí leva uns meses:
https://consulta.an.gov.br/
@CarlosASP
Muito obrigada pela ajuda!
Mais duas dúvidas:
De toda forma, mesmo eles tendo passado pelo processo se habilitação, será necessário a transcrição, certo?
Como saber se algum tio ou primo já fez a transcrição do casamento deles ou até se mina avó já tinha a cidadania?
Sempre agradecida por toda ajuda,
Ana Paula.
@Ana_Cerqueira
a habilitação de casamento não tem relação com a necessidade ou não de transcrição.
para saber se tem necessidade de transcrever o casamento de Abílio, olhe a certidão de nascimento da filha, creio ser Margarida.
se Abílio aparecer como o declarante do nascimento dela, ou seja ele que foi no cartório a registrar, disse que era o pai dela e assinou o livro de registro, e ele tiver feito isso antes de um ano de idade, e se não houver divergências entre todos os nomes inclusive dos pais e avós) que constam no batismo de Abílio e no nascimento da filha, então em geral não,precisa transcrever nesses casos.
na época era raro um PT aqui no BR se dar ao trabalho de fazer a nacionalidade para seus familiares.Nem sei em que situação a legislação da época permitiria isso e quão trabalhoso seria. Era mais comum o PT querer se naturalizar BR do que outra coisa. A não ser que você tenha indícios que a família voltou a viver em PT depois do nascimento dela.