Registro de nascimento / batizado da minha bisavó brasileira (Minas Gerais)

Olá! Espero que estejam todos bem.

Não consigo encontrar o registro de nascimento da minha bisavó, para realizar a transcrição do casamento.

Ela nasceu em, 27/101892, no estado de Minas Gerais.

Podem me ajudar?

Nome: Mercedes Rodrigues da Silva (Minas Gerais)

Mãe: Margarida Emília da Costa (Portugal)

Pai: João Rodrigues da Silva (Portugal)

Esposa: Abílio José Pereira (Portugal)

Filha: Margarida Pereira da Silva (Rio de Janeiro)

Já montei minha árvore no Family Seach e indexei os arquivos encontrados, mesmo assim sigo sem informações sobre o registro de nascimento dela.

Segundo o registro de nascimento da minha avó (22/06/1920), seus pais se casaram na segunda pretoria do Rio de Janeiro.

Obs.: Caso encontrem informações sobre os pais da minha bisavó, seria muito legal! S2

Desde já agradeço a ajuda!

Atenciosamente,

Ana Paula.

Comentários

• @Ana_Cerqueira

Você deu sorte que o processo de habilitação de casamento de Mercedes e Abilio no Rio de janeiro em 1919 caiu justamente num dos poucos períodos onde isso foi enviado para o Arquivo Nacional.

A habilitação de casamento é onde os noivos apresentam documentos provando quem são, para poder casar. Muitas vezes tem detalhes sobre onde e quando nasceram; às vezes dá azar e tudo foi feito apenas na base de declarações com corroboração de testemunhas. Só vendo a habilitação.

Entre em contato com o AN e peça cópia dessa habilitação:

Contratantes: Abílio José Pereira e Mercedes Rodrigues da Silva

Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 2 (Freguesia de Sacramento) - Z8 (antigo código MZ)  

Ano: 1919

Número: 1781

Maço: 121

Gal: A

Muitas vezes, o material ainda não foi digitalizado, eles vão criar um PDF e te mandar isso. Leva um tempo; mas eles sempre respondem. Se puder ir pessoalmente no AN no Rio fazer o pedido, acho que acelera.

Caso contrário, faça remotamente; aí leva uns meses:

https://consulta.an.gov.br/

• @CarlosASP

Muito obrigada pela ajuda!

Mais duas dúvidas:

De toda forma, mesmo eles tendo passado pelo processo se habilitação, será necessário a transcrição, certo?

Como saber se algum tio ou primo já fez a transcrição do casamento deles ou até se mina avó já tinha a cidadania?

Sempre agradecida por toda ajuda,

Ana Paula.

• @Ana_Cerqueira

a habilitação de casamento não tem relação com a necessidade ou não de transcrição.

para saber se tem necessidade de transcrever o casamento de Abílio, olhe a certidão de nascimento da filha, creio ser Margarida.

se Abílio aparecer como o declarante do nascimento dela, ou seja ele que foi no cartório a registrar, disse que era o pai dela e assinou o livro de registro, e ele tiver feito isso antes de um ano de idade, e se não houver divergências entre todos os nomes inclusive dos pais e avós) que constam no batismo de Abílio e no nascimento da filha, então em geral não,precisa transcrever nesses casos.

na época era raro um PT aqui no BR se dar ao trabalho de fazer a nacionalidade para seus familiares.Nem sei em que situação a legislação da época permitiria isso e quão trabalhoso seria. Era mais comum o PT querer se naturalizar BR do que outra coisa. A não ser que você tenha indícios que a família voltou a viver em PT depois do nascimento dela.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.