Documentos necessários
Boa tarde!
poderiam me ajudar com as seguintes dúvidas?
preciso dar entrada na transcrição do casamento dos meus bisavós em Portugal.
minha bisavó nasceu em Portugal e meu bisavô aqui no Brasil, vi que precisa da certidão de nascimento dele e do casamento. Sendo que meu bisavô nasceu em 1885 e na época não se emitia certidão aqui no Brasil, somente o batismo.
vi falando que em Portugal eles não aceitam o batismo somente certidão! Existe algum procedimento para esse caso? Já que na época do nascimento só tinha batismo?
outra dúvida é sobre a forma de emissão desses documentos, tem que emitir transcrito e reprográfico?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Vanessalfer
o melhor lugar para você começar é aqui: 📢 Guias e Informações Úteis (comece aqui) — Fórum Cidadania Portuguesa
minha bisavó nasceu em Portugal e meu bisavô aqui no Brasil, vi que precisa da certidão de nascimento dele e do casamento. Sendo que meu bisavô nasceu em 1885 e na época não se emitia certidão aqui no Brasil, somente o batismo. vi falando que em Portugal eles não aceitam o batismo somente certidão! Existe algum procedimento para esse caso? Já que na época do nascimento só tinha batismo?
Sim, o procedimento é usar o registro de batismo.
outra dúvida é sobre a forma de emissão desses documentos, tem que emitir transcrito e reprográfico?
Reprográfico, com apostila de haia. Onde está arquivado o documento original? Em um cartório ou em uma igreja?
O de nascimento na igreja e o casamento tem na igreja e no cartório.
sabe me informar se preciso emitir a certidão de óbito dele ?
Preciso esclarecer outra dúvida.
na certidão de casamento dos meus bisavós no cartório não consta a informação de forma clara que ele mudou de nome.
ja Na certidão de nascimento do meu avô, está com o nome dela de casada. Terei problema com isso?
casamento :
bisavo: Manoel Lopes Affonso
bisavó: Anna de Jesus laranjeiras
na certidão do filho deles (avô) está como
Anna Lopes Affonso.
o que preciso fazer ?
Minha irmã irá a Portugal agora em janeiro, estamos querendo que ela leve a documentação para transcrição de casamento para entregar lá.
ela sendo bisneta dos nubentes conseguirá fazer a solicitação no balcão ?
ela leva o requerimento preenchido e reconhecido firma aqui ou ela pode preencher e assinar lá na hora no balcão ?
@Vanessalfer
aqui no fórum recomendamos evitar ao máximo levar as coisas pessoalmente. além de gastar tempo em fila desnecessariamente, nunca se sabe o que o funcionário do balcão vai inventar... já seguindo direitinho o roteiro e as dicas do pessoal aqui, o envio pelos correios costuma dar certo.
veja aqui: Transcrição de Casamento - Atualizada [13/05/2021] — Fórum Cidadania Portuguesa
se o formulário já estiver assinado e com firma reconhecida, para "entregar" no balcão, qualquer pessoa pode fazer, mas aí é só o tempo desnecessário na fila... melhor botar dentro de um envelope e botar no correio.
outra dica: se você mora no RJ ou ES, o consulado português no Rio de Janeiro é super ágil, recebe pelos correios e em média 30 dias resolve. Ao que parece a embaixada portuguesa em Brasília também, quando se leva o documento pessoalmente.
Bom dia, estou com algumas dúvidas em relação ao tipo de emissão dos documentos.
Para ser entregue no consulado português do RJ
1 - emissão do registro de batismo (igreja), 1885 na época não existia cartório portanto só há o registro da igreja, do nubente estrangeiro, solicito a emissão reprografica ou transcrita? Ou as duas?
2- certidão de casamento do cartório. Solicito emissão reprografica ou transcrita ? Ou as duas ?
3- o assento de nascimento do português. Vou solicitar a emissão pelo CRAV. Qual a forma de emissão? Reprografica ou transcrita? Ou as duas? E eles me dão 2 opções de envio. A emissão digital que eles me enviam por e-mail. Ou a emissão física enviada pelos correios? Qual o consulado aceita? Estou pensando na digital por ser mais rápido.
desde já grata!