Dúvida - transcrição do casamento

Eu sou portuguesa e casei-me no estrangeiro, e no dia 30 de setembro fiz um pedido de transcrição de casamento, no Instituto dos Registos e Notariado, e gostaria de saber se existe uma forma de consultar o processo online.

Por outro lado, na altura que fiz o pedido de transcrição, o meu marido tinha nacionalidade estrangeira, no entanto foi-lhe concedida a nacionalidade Portuguesa recentemente, no dia 13 de dezembro. Assim a minha dúvida seria, quando for a altura dele pedir o Cartão de Cidadão já estará transcrito o casamento? Tendo em conta que os documentos originais estão no Instituto dos Registos e Notariado. Como seria a forma dele proceder corretamente.

Obrigada desde já :)

Comentários

• editado December 20

@LFMarina24

Pelo seu relato entendi que seu marido obteve a nacionalidade por descendência portuguesa, e não por ser casada com cidadã portuguesa, correto?

No assento de nascimento do seu marido consta a averbação do casamento?

No seu assento de nascimento consta a averbação do casamento?

Pode pedir no civilonline as certidões atualizadas para verificar: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

Quanto a sua pergunta de como acompanhar o processo de transcrição de casamento eu desconheço, para qual conservatória você enviou o processo?

• @Redstorm ah sim, devia ter mencionado anteriormente que o meu marido fez o pedido de nacionalidade por tempo de residência. E eu sou portuguesa porque pedi a nacionalidade em adulta por ser filha de cidadão português. Obrigada pela ajuda :)

• @Redstorm fiz o pedido de transcrição no IRN da AV. Fontes Pereira de Melo, em Lisboa. No meu assento de nascimento ainda não consta a averbação do casamento, porque fiz o pedido de transcrição de casamento no dia 30 de setembro e casei-me no dia 14 de setembro no estrangeiro. A minha dúvida é se no assento de nascimento do meu marido, que já será registado como português, se á vai constar o averbamento do casamento uma vez que eu já fiz o pedido de transcrição e facultei os documentos do meu foi-lhe concedida a nacionalidade por tempo de residência.

• @LFMarina24 acho que vale aguardar o termino da transcrição de casamento e verificar no assento de nascimento de seu marido se a averbação do casamento foi anotada, se isso nao ocorrer creio que voce tera que entrar em contato com o IRN e explicar a situação para que a anotação seja realizada.

Vamos aguardar para ver se os colegas do fórum podem contribuir com o tema, nao tenho conhecimento de outro caso similar ao seu.

• @Redstorm sim sim, em todo caso muito obrigada pela a atenção.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.