Busca de Certidão de Nascimento em Portugal
Olá. Meu nome é Thais e estou tentando tirar a minha cidadania portuguesa. Vou iniciar o processo pelo meu avô (os portugueses são meus trisavós).
Já tenho as certidões de nascimento do meu avô e do meu bisavô e agora e estou em busca da certidão de nascimento de um dos trisavós com as informações que encontrei.
Trisavó: Albertina de Jesus, filha de José da Cruz e Maria de Jesus, natural da Marinha Grande. Nascida entre 1897-1889 e falecida em 1969 em Bonfim Paulista, município de Ribeirão Preto - SP.
Trisavô: Manoel de Lima, natural da Marinha Grande. Nascido em 1880 e falecido em 1951 em Bonfim Paulista, município de Ribeirão Preto - SP.
Pais de Manoel, Maria, Luzia, Américo e Guilherme. Tenho apenas a certidão de óbito da trisavó e certidão de casamento dos bisavós brasileiros.
Gostaria de ajuda para localizar esse documento, por favor!
Comentários
@thaisvcz
O batismo da Albertina em 1890 na freguesia de Marinha Grande, concelho de Marinha Grande, distrito de Leiria, pode ser esse. Ver tif 241.
https://digitarq.adlra.arquivos.pt/viewer?id=1109197
Já o Manoel não acredito ser dessa freguesia, apesar do que consta no seu óbito (óbitos são notórios por ter informações erradas). Acredito que ele é da ilha da Madeira, da freguesia de Porto Moniz, concelho de Porto Moniz e o batismo dele ser esse:
https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer?id=280488&FileID=3246288&recordType=Description
A pista para achar o Manoel está em alguns registros em SP onde ele é mencionado como "Manoel Lima Frango". E nos registros de alguns dos filhos de Manoel e Albertina, há informações que a avó é "Eva", ou "Eva da Conceição", ou "Eva da Conceição Barreto".
Os nomes das mulheres podiam variar bastante de um registro para outro em PT e a confusão aumentava mais ao vir para o BR. Nesse batismo acima, o nome dela (como mãe de Manoel) aparece como "Eva Maria da Conceição", mas dá para ver que o avô materno (pai dela) tem Barreto no sobrenome.
Essa deve ser a família do Manoel na Ilha da Madeira (teve irmãos que vieram para o BR também). O nome da Eva aparece de diferentes formas nos batismos dos filhos: "Eva da Conceição Barreto", "Eva Maria Joana", "Eva Maria da Conceição". Infelizmente essa mistura toda de nomes era comum na época,
https://www.familysearch.org/tree/person/details/G1V6-7KG
Tem algumas coisas que pode fazer para aumentar o grau de certeza de que são as pessoas certas
Uma é conversar com familiares mais velhos para tentar ver se alguém tem mais informação sobre os antepassados; se sabiam desses irmãos de Manoel que foram para outros lugares do BR ou ficaram na Madeira.
A segunda é que você diz que tem a certidão de nascimento do seu bisavô. Quais são todos os nomes de pais e avós deles que aparecem ali? Alguma outra informação?
A terceira é buscar na catedral de Ribeirão Preto (igreja de São Sebastião) se eles tem os livros de casamento religioso para o período anterior a 1910. Pois no Family Search há uma lacuna entre 1899 e 1911 - que é exatamente quando Manoel e Albertina devem ter se casado. E aí ir buscando até achar o casamento deles.
https://www.familysearch.org/search/image/index?owc=M5N1-PTG%3A371871601%2C371871602%3Fcc%3D2177299&cc=2177299
Digo isso pois vi batismos de filhos do casal em Ribeirão Preto (nesta igreja de São Sebastião) dizendo que os pais se casaram "nesta catedral".
https://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_Metropolitana_de_Ribeir%C3%A3o_Preto
O primeiro batismo que vi é de fevereiro de 1910, com o filho aparecendo como legítimo - ou seja, os pais já tinham casado no religioso nesse momento.
Também pode tentar ver se tem um casamento civil dos dois na região.