Tudo indica que meu avô é português
Olá, bom dia!
Vou resumir a história. Meu pai não conheceu o pai, no caso meu avô e também não sabemos muito sobre, pois minha vó é falecida.
Nós encontramos uma foto do meu pai, bem pequeno, cerca de uns 2/3 anos de idade em Portugal, o que nos levou a supor que minha vó possa ter conhecido o pai dele lá, foi quando comecei as buscas e já consegui o seguinte até então.
Nome do meu avô: Manoel Martins de Souza
Data de Nascimento: 05/02/1941
Nome da Mãe: Maria da Conceição Martins
Nome do Pai: Antônio Martins Pereira/Pinheiro de Souza. (Na transcrição do casamento com minha vó, entendemos como pinheiro, na certidão de nascimento de meu pai, está Pereira).
Minha vó e meu avô se casaram em Recife/PE.
Meu avô Manoel Martins foi jogador de futebol do time do Fluminense/RJ entre os anos de 1962/1963 e do Santa Cruz/PE 1965-1968.
Além disso, consegue o título de eleitor dele, datado de 2007, onde consta a zona como "Porto/ZZ", o que significa que ele reside no exterior, tempo em que supôs que Porto seria em Portugal.
Isso é tudo que eu tenho, será que consigo saber se ele é realmente português ou alguma documentação?
Desde já, agradeço quem puder me dar ideias ou me ajudar, mas também continuarei na busca.
OBS: Mandei e-mail para a ouvidoria do Fluminense para saber se eles possuem o arquivo do meu avô e ainda estou aguardando a resposta.
Comentários
@vanessasouza
As informações estão confusas e desencontradas. Para te ajudar vamos precisar esclarecer.
Na transcrição do casamento com minha vó, entendemos como pinheiro, na certidão de nascimento de meu pai, está Pereira
Que transcrição é essa?! Onde ocorreu o casamento? Não consta a naturalidade e nacionalidade dos noivos?! É a transcrição em Portugal de um casamento ocorrido no Brasil ou a transcrição no Brasil de um casamento ocorrido em Portugal? Se foi transcrito em Pt é pq pelo menos um dos cônjuges é português.
Além disso, consegue o título de eleitor dele, datado de 2007, onde consta a zona como "Porto/ZZ", o que significa que ele reside no exterior, tempo em que supôs que Porto seria em Portugal.
Esse titulo de eleito com essa zona eleitoral me faz acreditar que ele é/era um brasileiro vivendo no Porto.
@vanessasouza ,
aparentemente pelo título de eleitor seu avô seria brasileiro, ou brasileiro naturalizado. Mas você vai encontrar a nacionalidade e local de nascimento dele na certidão de casamento. Você já checou?
De qualquer forma, coloque aqui mais informações, como nome de sua avó. E se tiver mais informações do avô na certidão de casamento, como nacionalidade, local de nascimento etc.
Edit:
Encontrei a certidão abaixo no familySeach.
Se sua avó é Silvana Janete esta seria a certidão de casamento dela onde consta que seu avô nasceu no Rio, brasileiro portanto. Não sou muito boa com estas pesquisas, mas talvez alguém possa ajudar pesquisando os pais dele para ver se eram portugueses.
Oii.
Vamos lá, essa foi a certidão de encontrei da transcrição do casamento que aconteceu em Recife/PE. Consta que os noivos são naturais do estado do Rio, no entanto, na certidão de nascimento de meu pai, consta que ambos são naturais de Pernambuco. (primeira divergência).
Além disso, nessa transcrição que texaslady trouxe que é a que encontrei, diz que o nome do meu bisavô seria "Antônio Martins Pinheiro de Souza", enquanto que na certidão de nascimento de meu pai e no titulo de eleitor consta "Antônio Martins Pereira de Souza (segunda divergência).
O nome da minha vó de solteira era: Silvana Janete Amorim e após casamento Silvana Janete Amorim de Souza.
Fora isso, não tenho mais nada.
A minha questão com o título de eleitor também foi essa: Ele se naturalizou? Nasceu brasileiro e foi para Portugal ? Pq a época em que meu pai esteve lá em Portugal, morou um ano, ele tinha entre 4-6 anos de idade
.
@vanessasouza
Esse documento que vc chama de “transcrição” é uma certidão de casamento normal de um casamento celebrado em Recife e nela consta que seu avô é do Estado do RJ, portanto brasileiro.
Já o título de eleitor apenas indica que trata-se de um cidadão brasileiro vivendo no Porto e que transferiu o título para poder votar no consulado do Porto.
Além disso, trata-se de um nome razoavelmente comum portanto é preciso cruzar mais dados para saber se a divergência que vc aponta no nome trata-se de um erro em uma certidão ou se é outra passoa com o mesmo nome.
Sei que não é isso que vc gostaria de ouvir, mas infelizmente pelos documentos que vc tem, não há indicação alguma de se tratar de um cidadão português (originário ou naturalizado).
Se vc acredita que seu avô se naturalizou, a forma de descobrir é pedir a certidão (assento) de nascimento portuguesa dele pelo civil online.
@vanessasouza como o @ecoutinho já lhe explicou, o documento que voce chamou de transcrição de casamento (o mesmo encontrado pela @texaslady ) na verdade não é uma transcrição, mas o próprio assento de casamento brasileiro realizado em Recife que menciona ele ser brasileiro natural do estado do RJ. O título de eleitor de certa forma confirma essa condição, já que apenas brasileiros (natos ou naturalizados) podem votar. Se quiser investigar mais a fundo acredito que o melhor caminho seja tentar pedir o desarquivamento da habilitação de casamento neste cartório de Recife (documentos que os noivos apresentaram para casar), com sorte pode haver uma copia da certidão de nascimento dele ou algum dado adicional que leve a ela - e assim vc pode definir com certeza qual era a nacionalidade dele.
@AlanNogueira
no caso concreto, aparentemente o Manuel é brasileiro mesmo.
porém a informação apenas brasileiros (natos ou naturalizados) podem votar não é exata. Portugueses no Brasil podem votar em certas condições, de acordo com o Estatuto da Igualdade: O gozo de direitos políticos por portugueses no Brasil e por brasileiros em Portugal só será reconhecido aos que tiverem cinco anos de residência permanente e depende de requerimento à autoridade competente.
D70391
não é o caso aqui, pois o Manuel não poderia ser portugues, residir em portugal, e ter um título eleitoral brasileiro - violaria a regra acima.
o português ascendente na minha família também teve alguns documentos brasileiros onde sua naturalidade foi registrada como de origem "brasileira", se fossemos nos apegar a esses documentos teríamos desistido da cidadania portuguesa. Você realmente precisa achar a certidão de nascimento dele para confirmar, eu tentaria buscar em Portugal primeiro. Às vezes os documentos contem muitos erros.
@eduardo_augusto de fato minha afirmação foi incorreta pois há essa brecha que invalida essa premissa, que apesar de ser incomum na prática uso do estatuto da igualdade (baseando em experiência minha, pois pessoalmente nunca vi ninguém utilizá-lo, mas pode ser que tenha muita gente nessa condição). De todo modo peço desculpas e retifico de público essa parte do post anterior.
@pbragam realmente tem que esgotar todas as fontes pois erros são muito comuns mesmo, não dá pra perder a esperança de cara. Seu caso é um exemplo de que persistindo se pode encontrar a verdadeira origem!
@AlanNogueira
o bom do fórum é a gente poder aprender uns com os outros 😉
Primeiro, eu gostaria de agradecer a todos pelos comentários e ajuda.
Espero em breve atualizá-los da minha busca e encontrar o "desfecho" do meu avô haha.
Nós iniciamos essa busca para encontrar mais detalhes da vida do meu pai, já que ele não conheceu o avô. Como eu disse, nós achamos a foto dele muito pequeno, com datal e local, como Portugal e considerando o nome e tudo mais, levantamos a hipótese do meu avô ser português.
Nós encontramos o casamentos dos meus bisavós em Portugal e estamos em busca de outros documentos.
Com relação a aquisição de cidadania, nós já a possuímos por parte da minha vó materna, mas queríamos encontrar a história por completo do meu pai.
E sim, temos que ter muito cuidados com os documentos antigos, pois faltam muitas informações, há bastante abreviações, nomes de não são escritos de forma completa as vezes, mas o mais legal de tudo é "ver" como funcionavam os registros naquela época.
Mais uma vez, muito muito obrigada à todos! <3