Preciso encontrar o registro do consulado em Portugal?

Olá, bom dia a todos.

O avô da minha mãe nasceu no Brasil de pais portugueses, casados no Brasil, e foi registrado no Consulado do Rio de Janeiro aos 15 anos em 1904.

Os principais documentos que foram localizados e/ou possuímos são:

- Cópia simples do assento de nascimento da mãe dele – Luiza - em Portugal nascida no distrito de Braga, em 1856. (imagem do Arquivo Distrital)

- Registro dele no Consulado do Rio, sendo que o documento é antigo, tem partes faltando nas dobras, mas as informações principais estão presentes e são legíveis.

- Cópia simples da certidão brasileira de batismo dele, nascido em 1888.

Eu mandei um e-mail para o Consulado, perguntando se tinham registros lá, e me responderam que não, pois é muito antigo.

Diante do exposto, fiquei com algumas dúvidas:

1) Onde estaria o arquivo desses documentos consulares em Portugal? É necessário obter esse registro consular?

2) Esse registro criou automaticamente um assento de nascimento em Portugal ou tem a validade de um assento de nascimento?

3) Poderia ser solicitada a transcrição desse documento no Registro Civil?

OU

4) A certidão de batismo brasileira (autenticada), junto do assento de nascimento da mãe dele, poderia ser usada para pedir a transcrição que resulte em um assento de nascimento no Registro Civil português?

E, por fim, como eu deveria proceder para viabilizar a cidadania para a minha mãe?

Se precisarem de informações mais específicas, me avisem.

Obrigado a todos que puderem esclarecer essas dúvidas.

- Denis

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.