Localizar local (freguesia) de Nascimento

Boa noite,

Estou iniciando o processo de cidadania portuguesa e após tentar informações com parentes , não consegui muita coisa. Tenho o nome completo, data de nascimento e nomes dos pais do meu antepassado. Com essas informações, é possível descobrir o local do nascimento e conseguir o registro?

Nome do ascendente português: José Joaquim da Cunha

Nascimento: 06/03/1885 (data constante na certidão de casamento da filha dele (minha avó).

Pai dele: Clemente José da Cunha

Mãe dele: Camilla Ferreira da Cunha

Comentários

  • @Ocsantosspa

    Aqui está o batismo dele, ver tif 010

    https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1102486

    Freguesia de Rubiães, concelho de Paredes de Coura, distrito de Viana do Castelo.

  • Sensacional, muito obrigado pela ajuda.

  • Boa noite,

    Estou iniciando o processo de cidadania portuguesa e após tentar informações com parentes , não consegui muita coisa. Tenho o nome completo, data de nascimento e nomes dos pais do meu antepassado. Com essas informações, é possível descobrir o local do nascimento e conseguir o registro?

    Nome do ascendente português: Francisco Ignacio

    Nascimento: 06/09/1895 (data constante na certidão de óbito dele

    Pai dele: Antônio Ignacio

    Mãe dele: Ana de Jesus

  • @Ritadecassiaferreira

    Os nomes são comuns, com homônimos, o que dificulta a busca.

    Você já construiu a árvore da família no Family Search? É grátis.

    Mas é importante "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber do bisavô, avô, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito (tem gente que acaba achando dados do português através de um tio-avô, um primo distante etc). O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos.

    Depois, se quiser, deixe o link para a árvore "recheada" aqui que ajuda o pessoal a procurar algo. Pode haver detalhes nos documentos lá que você não percebeu e alguém note e isso leva a pistas para aprofundar a pesquisa.

    Veja se por acaso é essa família aqui:

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/GXZ3-6QG

    Em geral, óbitos tem muitos erros. Não tem outra fonte sobre o possível ano de nascimento? Com quem e quando ele casou?

  • Boa tarde,

    Estou com o processo de cidadania portuguesa em andamento, Porém não consegui encontrar Registro ou Informações do casamento do meu antepassado português aqui no Brasil. Tenho o nome completo dos cônjuges, não tenho uma data especifica, somente um período aproximado e nomes dos pais dos cônjuges.. Com essas informações, é possível descobrir o local do casamento e conseguir o registro?

    Nome do ascendente português: José Joaquim da Cunha

    Nascimento: 06/03/1885

    Pai dele: Clemente José da Cunha

    Mãe dele: Camilla Ferreira da Cunha

    Cônjuge: Thomazia Pinheiro

    Pai dela: Honorato Pinheiro

    Mãe dela: Cândida Pinheiro

    Período possível do matrimonio: entre 1905 e 1911

  • editado February 1

    @Ocsantosspa

    O casamento ocorreu na entao "setima pretoria" do Rio de Janeiro. segundo o registro da filha Maria da Cunha em 1918 em Niteroi:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6LNH-TZH?i=38&cc=1582573

    Porém. acredito que tenha sido mais tarde do que você pensa. Olhando os registros e batismos de outros filhos, eles aparecem como "naturais". Ou seja, os pais não eram casados entre si nesse momento.

    Pode ver isso no registro de óbito de Gloria em 1912:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6QJS-H6

    Ressalto nesse óbito: o José da Cunha declara que em "sua residência faleceu Gloria Pinheiro, filha natural de Thomazia Pinheiro". Note que Gloria só tem o sobrenome da mãe, aparece como filha natural e que Jose, em nenhum momento, se identifica como pai. E no fim diz que o nascimento dessa Gloria foi registrado na "antiga decima quarta pretoria";

    Os batismos de outros filhos (o dessa Gloria que nasceu em 1911; Antonio Jose e sua gêmea - outra Gloria - em 1913) também mostram que são "naturais".

    O batismo de Oswaldo em 1916 o mostra como "legítimo". Mas os pais poderiam só ter casado no religioso.

    Como o nascimento de Maria da Cunha em 1918 fala do casamento em uma pretoria, então com certeza é um casamento civil. Ou seja, o casamento civil ocorreu entre 1912 e 1918, e possivelmente, até 1916 (se o civil e religioso foram em datas próximas).

    Pode ver todos esses documentos nas Fontes nessa árvore:

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/GP1B-FSZ

    Sobre o local do casamento. Olhe a tabela no link abaixo. Note que em 1911 houve uma mudança. A antiga "14a pretoria" virou a "7a pretoria" depois disso:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23164/rio-de-janeiro-rj-cartorios-atuais-x-circunscricoes-x-pretorias/p1

    Tem um complicador; a setima pretoria tem 2 oficios. A Gloria do obito acima menciona que o registro foi na antiga 14, entao indicaria que, possivelmente, a 7a pretoria mencionada no registro de Maria da Cunha seja o 2o oficio,

    Se for, isso depois virou a 12a circunscrição e depois o 11 RCPN. A tabela não mostra isso, mas depois o 11 RCPN se dividiu em 11 RCPN e 15 RCPN (está nos comentários abaixo da tabela).

    Estes são dois prováveis RCPNs para achar o casamento entre 1912 e 1918 (e mais provável até 1916).

    Ainda haveria a possibilidade de ser no 6 RCPN e 12 RCPN pois também vieram do que era "7a pretoria" na época provável do casamento.

  • Sensacional. Muito obrigado!!! Já ajudou bastante.

  • @CarlosASP

    Sensacional. Muito obrigado!!! Já ajudou bastante.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.