Passo a passo

editado December 9 em Outros assuntos

Boa tarde.

Estou tentando ajudar a uma amiga brasileira que não está familiarizada com processos de cidadania.

O bisavo dela era Portugués, eu ja consegui a certidão de batismo dele no archivo da Torre do Tombo. (versão narrativa).

Agora preciso proceder com o resto dos documentos, más fique confusa coma info do consulado de SP. Por tanto, entrei aqui neste forum para estabelecer um passo a passo para os que somo novos nos processo.

Se entendi corretamente, após a certidão portuguesa, precisaria unicamente pedir as seguente certidões de nascimento (autenticadas e apostiladas??):

1. A do FILHO do Português nascido e Brasil (e aí devo ficar atenta a verificar se o declarante no nascimento dessa criança era o proprio português, de outro modo, preciso realizar um procedimento de " averbação` do casamento dos pais para estabelecer o vínculo com a criança no consulado de Sp, correto? Esta sério formato INTEIRO TEOR REPOGRAFICA?
  2. A do NETO do português originario (neste caso devo cerificar também que o descendente do portugués seja o declarate no nascimento, e caso contrário realizar o mesmo procedimento que no caso 1??). Esta outra certidão seria em formato INTEIRO TEOR digitada?
  3. Após pagamento de e 175 EUR que paga a traves dum link que voces postaram aqui, recibiremos um formulario C1 que precisa ser impreso a cor, preenchido, assinado, autenticado e...apostilado??
  4. Após realizar todo esse tramite, devo enviar para a Conservatoria de Lisboa (pois o bisavo da minha amiga nasceu la) por correio registrado??

Ea partir de ai, é so esperar?? eles protocolam de algum modo a solicitação? Dá para monitorar? Quanto acostuma a demorar?

Caso algum documento, ou info esteja errado, eles se comunicam com a gente? Pode ser corrigido?? Alguém sabe cómo funciona?

Obrigada pela info, pois eu e minha amiga estamos um pouco perdidas por aqui :))

Comentários

• @Pattu52

Você diz que o bisavô da sua amiga é o Português da história. Nesse caso, sua amiga não tem direito à nacionalidade portuguesa.

É preciso o pai ou a mãe da sua amiga, o que for neto(a) do Português, obtenha a nacionalidade antes. Só depois sua amiga terá o direito.

Leia os nossos guias aqui, a maioria das perguntas já estão respondidas: 📢 Guias e Informações Úteis (comece aqui) — Fórum Cidadania Portuguesa

Ea partir de ai, é so esperar?? eles protocolam de algum modo a solicitação? Dá para monitorar? Quanto acostuma a demorar?

Sim, depois que envia os documentos, é só esperar. A pessoa recebe por email uma confirmação, acompanhada de um código que permite acompanhar o processo por meio de um site na internet. O processo de neto hoje está levando cerca de 3.5 anos, com tendência a chegar a 4 anos. Depois de finalizado, sua amiga poderá fazer o processo dela como filha, o que vai acrescentar mais 1 ano. Ou seja, o processo todo vai levar entre 4.5 a 5 anos, se tudo der certo.

Caso algum documento, ou info esteja errado, eles se comunicam com a gente? Pode ser corrigido?? Alguém sabe cómo funciona?

sim, a pessoa recebe uma notificação por email, e pode ler os detalhes no site de acompanhamento. dependendo do tipo de problema identificado, pode ser corrigido. em alguns casos, o processo pode ser indeferido.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.