Duvida sobre o portugues ser declarante ou nao na certidao de nascimento

Pessoal estou com uma duvida, podem me ajudar?

Estou dando entrada no processo do meu tio, e tava dando uma olhada nesse topico onde mostram os documentos necessarios.

Eu fiz o processo de todos da minha familia, mas esse caso é diferente, por que me lembro uma vez que li em algum lugar do forum, que caso o declarante da certidao de nascimento de quem esta pedindo a cidadania, nao seja o portugues, a transcricao de casamento deve ser feito primeiro. - procede? ou ja podemos dar entrada assim mesmo? a declarante é a mae do meu tio, esposa do meu avo.

Ja estamos no processo de transcricao do casamento dele com a esposa (mae do meu tio). Vou anexar tambem a certidao de casamento deles em inteiro teor. mas as minhas duvida sao:

• posso ja mandar, somente com o numero do assento de nascimento do meu avo (pai do meu tio, portugues) e quando eles chegarem no processo deles, vao ver o averbamento onde costa o casamento com a mulher dele (mae do meu tio), ou melhor esperar e enviar com o assento de nascimento impresso e ja averbado?
  • eu preciso anexar a certidao de nascimento da esposa de meu avo (mae do meu tio) ao processo tb? se sim, precisa ser apostilado e reconhecido firma?

muito obrigado!

Comentários

• @gabsvf,

• posso ja mandar, somente com o numero do assento de nascimento do meu avo (pai do meu tio, portugues) e quando eles chegarem no processo deles, vao ver o averbamento onde costa o casamento com a mulher dele (mae do meu tio), ou melhor esperar e enviar com o assento de nascimento impresso e ja averbado? Sim você já pode enviar, provavelmente a transcrição de casamento já estará averbada na ocasião da análise. Mas se caso não tiver receberá uma exigência e é só cumprir quando estiver transcrito.
    • eu preciso anexar a certidao de nascimento da esposa de meu avo (mae do meu tio) ao processo tb? se sim, precisa ser apostilado e reconhecido firma? Não é necessário.

• @texaslady obrigado.

quando vc diz não é necessário vc se refere a mandar a documentação da mãe ou não é necessário apostilar, mas deve-se mandar o documento de nascimento da mãe (não portuguesa)?

obrigado

• @gabsvf ,

Não é necssário a certidão de nascimento da mãe.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.