Cidadania portuguesa mãe portuguesa
Boa tarde, Queria saber se alguém está na mesma situação que eu.
fiz o processo de nacionalidade através da minha mãe que é portuguesa na conservatória de Estarreja, dizem-me que não tem como ver o estado do meu processo que tenho deixar concluir, e ligado ao número dos registos centrais e sempre me disseram que não encontram nada em Lisboa que tenho de contactar a conservatória onde fui porque não enviaram nada para lá, e uma vez consultei a conservatória Me disseram que eu não deveria perder tempo ligando porque meu procedimento não tem status.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Kristian ,
Quando você fez o pedido? E foi por inscrição? Se foi por inscrição realmente não tem status. precisa aguardar.
@texaslady
Como posso saber se foi por inscrição? Vou juntar a folha
Pediram-me apenas a certidão de nascimento e o cartão de cidadão da minha mãe e disseram que bastava.
Foi 1 de março deste ano
@Kristian ,
é isso mesmo, você pode ver pelos artigos embaixo do item conta. Todo tipo de processo está demorando atualmente. A nacionalidade por inscrição, como a sua, em Lisboa estão sendo analisados os processos que entraram em março de 2023. Ou seja está levando quase 2 anos. Não sei se a conservatória que você deu entrada faz todo o processo ou se encaminha para Lisboa. Se for para Lisboa vai demorar mesmo. O que eles te disseam com relação a prazo? Mas não tem jeito, só mesmo aguardar.
@texaslady quando falei com a conservatória dizerem que ainda estam a analisar processo de 2023, que demorava entre 1 e 1,5 ano
Então não tenho forma de saber o estado de meu processo
@Kristian
Essa é a principal razão pq recomendamos não entregar o processo pessoalmente no balcão. Muitas vezes a conservatória opta por fazer o processo por inscrição e aí é largar na mão de Deus… Não há forma de acompanhar.