Me ajudem a localizar doc de nascimento do meu bisavo
Eu estou tendo que procurar em cada registros no tombo.pt/, porém são tantos registros e não tenho a data de nascimento e local exato do meu bisavô.
Tenho certidão de óbito, de casamento, carteira de trabalho. E nenhum desses dados dele aqui do Brasil contém a data de nascimento dele. Nem na própria lápide do cemitério :( .
Ele nasceu em Porto, Portugal. Casou e morreu em Conceição da Boa Vista, Recreio/MG.
NOME: FERNANDO GONÇALVES PIMENTA
CASOU COM: FAUSTINA MARQUES
DATA ÓBITO: 01/09/1951 - ELE TINHA 59 ANOS
DATA CASAMENTO: 01/07/1916 - 24 ANOS
DATA APROXIMADA DO NASCIMENTO: 07/1981 A 06/1892.
DATA APROXIMADA DA CHEGA DELE AO BRASIL 1900 A 1910.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Andrezafm
Quais os nomes dos pais dele?
De onde tem a informação que nasceu no Porto?
Vi os dados de passaportes de alguns PT que vieram para o BR com o sobrenome "Gonçalves Pimenta" (Manuel, Delfim, David, Antonio). Mas, sem mais dados, não dá para saber se é da mesma família. Nenhum deles parecia ser do distrito do Porto, mas de Braga e de Viana do Castelo - que são ao norte do Porto. Também vi registros com o mesmo sobrenome no distrito de Vila Real e na ilha da Madeira:
https://geneall.net/pt/mapa/-1/minho/
Na cidade do Porto achei uns batismos de filhos de "Antonio Gonçalves Pimenta". Exemplo:
https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/details?id=1929645
Esse Antonio era originalmente do distrito de Braga e se mudou para a cidade do Porto. Os pais dele eram Jose Pimenta e Genoveva da Cunha.
Tem um homônimo Antonio que também teve um filho na cidade do Porto. Esse outro Antonio era natural da cidade do Porto e filho de outro Antonio Gonçalves Pimenta e Margarida Pereira:
https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/details?id=1993856
Talvez alguns desses 2 Antonios seja parente de alguma forma da pessoa que procura.
Também pode tentar pedir no cartório onde Fernando casou para desarquivar a habilitação do casamento. A habilitação tem os documentos que ele apresentou para poder casar. Se der sorte, ali tem alguma informação a mais. Se der azar, pode só ter uma declaração dele. corroborada por duas testemunhas, sem nada a mais.
Além disso. você já construiu a árvore da família no Family Search? É grátis.
Mas é importante "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber do bisavô, avô, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito (tem gente que acaba achando dados do português através de um tio-avô, um primo distante etc). O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos.
Depois, se quiser, deixe o link para a árvore "recheada" aqui que ajuda o pessoal a procurar algo. Pode haver detalhes nos documentos lá que você não percebeu e alguém note e isso leva a pistas para aprofundar a pesquisa.
@Andrezafm @CarlosASP
Há uma arvore iniciada desta familia https://www.familysearch.org/tree/pedigree/landscape/G54F-WH5 o pai seria Antonio Gonçalves Pimenta e a mae Maria Oliveira Braga.
Os nomes são comuns e realmente pode ter varios homonimos especialmente considerando que os nomes das mulhres nesta epoca eram grafados de varias formas diferentes.... este por exemplo, de Braga, pode ser da familia https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33S7-9TCN-B9H?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6NHM-J6K7&action=view&cc=1913410 ou apenas mais um homonimo. O ideal é seguir como o Carlos orientou para tentar filtrar melhor