Processo atrasado - Judicialização
Olá conterrâneos, essa é minha primeira interação no fórum.
Enviei meu processo à Lisboa em Fev/22 e ainda está com o status “Recebido”.
Em Agosto/22 me mudei para a Holanda poosje esposo tem o visto de imigrante altamente qualificado e tive meu filho aqui (eles não concedem cidadania por nascimento).
Quando me mudei, contava com o documento português para iniciar o mestrado visto que a diferença de preço para europeus e não europeus é absurda… porém até hoje nada.
Entendo que o pedido de urgência se trata apenas para causas de risco de vida, saúde ou humanitária.
No meu caso no qual o processo está prestes a completar 36 meses e eu estou em busca de uma faculdade, porém refem do visto do meu marido o qual está a expirar, cabe uma a abertura de um processo judicial?
Comentários
@BrunaMoutinho pelo que eu tenho visto de decisões judiciais, gastará dinheiro à toa. Apesar de existir prazo legal, a Justiça portuguesa não vem julgando favorável aos requerentes. Ademais, no seu caso, nem caso de urgência seria, considerando que o desconto é dado para os cidadãos europeus, é o fato de vc ter que pagar a mais, por si só, não justifica passar. Frente de outras pessoas, resultado em uma desigualdade na ordem de chegada o que poderia causar uma avalanche de ações. Esse argumento de ter desconto poderia ser para qualquer pessoa e, por isso, não vem sendo aceito há muito tempo.
@BrunaMoutinho não vale a pena,vai demorar e a chance de sucesso é próxima de zero.
Seu processo deve estar muito próximo de sair,talvez 2 ou 3 meses.