Dúvida sobre preenchimento do Formulário 1C, dois pais portugueses e apresentação de documentos.
No formulário 1C, Quadro 2 - Declarações, há de se escolher qual seu ascendente português, sendo pai ou mãe. Como descrito no manual deste fórum, se ambos pais forem portugueses, escolha qualquer um dos dois. Porém, eu li em algum lugar que não pode-se marcar os dois pais no formulário, mesmo se ambos forem portugueses. Tanto é que no formulário online no site do IRN, não é possível marcar os dois pais ao mesmo tempo.
Alguém sabe se marcar os dois pais no formulário 1C teria algum problema?? É verdade que só pode marcar um, mesmo se os dois forem??
É uma dúvida boba, mas li que o preenchimento incorreto pode gerar devoluções, mesmo por coisas simples.
Em meu caso, tinha os assentos de nascimento de ambos pais portugueses. Não poderia gerar estranhamento marcar só a mãe como ascendente português, sendo que na realidade o pai também é portugues, enviando o registo de nascimento dos dois?
Comentários
@thomasant
na sua mensagem mesmo vc responde a pergunta. Deve escolher UM dos portugueses.
recomenda-se escolher o português que foi o declarante do filho nascido no Brasil, mas isso não é uma regra.
@thomasant
Escolha apenas um. Na prática tanto faz qual deles, o resultado é o mesmo, mas eu escolheria o que tenha documentação "mais fácil" de ser aceita (por exemplo, se no assento do pai tiver uma divergência em relação aos documentos do filho, escolha a mãe).
Não se esqueça que se o casal de portugueses se casou fora de Portugal o casamento deles precisa ser transcrito para que os descendentes possam pedir nacionalidade.
Em meu caso, tinha os assentos de nascimento de ambos pais portugueses. Não poderia gerar estranhamento marcar só a mãe como ascendente português, sendo que na realidade o pai também é portugues, enviando o registo de nascimento dos dois?
Não procure chifre em cabeça de cavalo. Não há motivo algum para estranhamento. Se vc optou por marcar como filho de mãe portuguesa, não mande documento algum do pai. Documentos a mais serão avaliados (mesmo que não sejam necessários) e é um lugar a mais para acharem divergências ou fazerem questionamentos. Apenas certifique-se que o casamento deles esteja transcrito e averbado no assento de nascimento da portuguesa.