Diferença de sobrenomes nos documentos
Boa noite!
Estou querendo solicitar a cidadania portuguesa para minha avó, que é neta de um português. Porém surgiu uma dúvida em relação a documentação. Notei que há uma diferença em dois documentos em relação ao nome da Maria, mãe do português. As diferenças são:
- Na certidão de batismo do português, o nome é: Maria Marques (Marques é o sobrenome do pai de Maria).
- Na certidão de nascimento da filha do português, o nome é: Maria Roza Gonçalves (Gonçalves é o sobrenome da mãe de Maria, e o Roza consta no registro de batismo de Maria).
Gostaria de saber se neste caso é necessário retificar.
Desde de já agradeço pela ajuda!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@P003
se quiser ter paz, deveria retificar. "Maria Marques" e "Maria Rosa Gonçalves" são nomes muito diferentes. se quiser tentar economizar e tiver estômago para resolver uma exigência, aí e mandar como está e esperar. acho difícil que passe.
mas a verdade é: a recomendação geral aqui no fórum, com poucas exceções, sempre foi, retifique tudo e fique tranquilo, então na verdade há poucos relatos, pelo menos recentes, de pessoas que tenham enviado documentos com divergência - e aí é difícil saber o que passa e o que não passa.
@eduardo_augusto
Agradeço pela orientação. Optarei por realizar a retificação, então.
Além da certidão de batismo do português, há mais algum documento necessário para dar entrada no pedido de retificação, neste caso?
@P003
você precisa perguntar no cartório, pois cada um tem o suas regras.
antes de retificar, é bom ler outras opiniões. vou marcar alguns colegas aqui que talvez pensem diferente ou possam dar alternativas.
@texaslady @ecoutinho @CarlosASP @Destefano