Se transcreve certidão de casamento de filho e neto de portugues?
Estou preenchendo o requerimento de transcrição de casamento do filho e do neto de um português. Tenho uma dúvida: posso fazer esse requerimento mesmo que o filho e o neto ainda não sejam cidadãos portugueses? Ambos são brasileiros. O consulado de Santos aceita realizar essa transcrição nessas condições?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Isarada
posso fazer esse requerimento mesmo que o filho e o neto ainda não sejam cidadãos portugueses?
Não! Só se transcreve um casamento se pelo menos 1 dos cônjuges for português, senão não há o que transcrever. Aguarde sair o assento de nascimento deles, senão o consulado devolverá os documentos sem fazer a transcrição.
@Isarada
Não. Sua pergunta demonstra que você não sabe, ou não entendeu, o que significa transcrever um ato civil.
De forma simplificada: a transcrição serve para "comunicar" ao governo português que um cidadão português (ou dois, quando se trata de um casal de portugueses) se casou fora de Portugal.
No caso que você menciona, não há nenhum português envolvido. Dessa forma, não há o que transcrever.