Retificar ou não certidão - Sobrenome diferente
Caros amigos, estou para fazer o processo de atribuição para neto
Mas existem algumas inconsistências nos documentos que possuo.
Tentei resumir na imagem anexa.
Tenho a certidão de batismo do português, a informação precisa do casamento dele, e a informação precisa do nascimento do filho. Por informação precisa quero dizer link do familysearch com a imagem do livro.
Qual a situação: O português, na certidão de batismo chamado JOSÉ, veio para o Brasil e com o nome de JOSÉ FERREIRA casou-se com EMILIA DIAS DE SOUZA.
Teve vários filhos e em todos comoçou a assinar como JOSÉ FERREIRA "BASTOS", informação a qual ninguém sabe a origem. Suspeito de duas situações, por ter vindo de "CELORICO DE BASTO", ou devido ao seu padrinho, testemunha do casamento, ter lhe "dado" o sobrenome "BASTOS", talvez como formar de herdar algo, não sei.
O fato é que o sobrenome BASTOS surgiu sem explicações maiores na familia.
Pensei em mandar a documentação do jeito que está, pois os nomes, como podem ver na imagem estão todos de acordo, com exceção do "BASTOS" que ele passou a usar na vida adulta. Vai cair em exigência? Se sim, quanto tempo terei para corrigir? Existe possibilidade de não cair em exigência?
Caso tenha que retificar, alfuém saberi me dar o passo a passo? E valores? Obrigado mais uma vez meus amigos
Comentários
@luisfbastos fica difícil esses "Bastos" aí. O grande ponto é que ele sendo o declarante, talvez isso possa ser suprido com fixação do sobrenome, assim, vai ter que juntar a certidão de óbito do José Ferreira, porque o nome dele na certidão de batismo é José e na certidão óbito é José Ferreira Bastos.
Problema: tanto no Brasil como em Portugal somente se pode usar o nome Filho ou Junior quando o nome do pai é idêntico.
Assim, salvo melhor opção em contrário, vislumbro como melhor a opção de retificar os nomes que possuem Bastos. Isso será da Certidão de Casamento em diante, sendo a a de Casamento como base para corrigir os nomes posteriores nas certidões dos filhos. Digo isso porque eles vão querer saber de onde veio esse Bastos, considerando o pai dele não tem esse nome.
O nome da avó paterna deve ser justificado por causa do casamento então, a princípio, não seria um problema, mas tem que ver a certidão de casamento deles.
@luisfbastos
algumas observações:
1) sua documentação está incompleta. para fazer uma análise da situação, você precisa também considerar como os nomes aparecem nos documentos do neto do português, ou seja, o filho do José Ferreira Bastos Filho.
2) os nomes não estão todos de acordo, não é só o "Bastos", é também o "Ferreira" que aparece no lugar de "Machado";
3) sua hipótese em relação a usar o sobrenome "Bastos" no nome do José Ferreira Bastos Filho, sendo uma homenagem às testemunhas do casamento, pode estar até correta, mas é estranho que o José Ferreira, ao declarar o nascimento do filho, tenha também incorporado o "Bastos" no seu próprio nome e no da esposa
Apesar de parecer que são as mesmas pessoas, não acredito que o conservador se sentirá seguro para validar essa situação no processo de nacionalidade. Para mim, é caso de retificação, mas você tem duas opções, mandar do jeito que está e ver o que o conservador aponta como problema (se é que vai apontar algo), ou retificar tudo antes de dar início ao processo.
quanto ao procedimento e custos para retificação: variam muito. o primeiro passo é você entrar em contato com o cartório onde está arquivado o documento a ser retificado, apresentar a situação e perguntar como fazer. vá pessoalmente, isso não é coisa que se resolve por telefone. leve cópias impressas de boa qualidade dos documentos em questão. tente agendar um horário com o tabelião. se você deixar para falar com o atendente do balcão, a resposta mais provável será "tem que ser por via judicial, procure um advogado".
Agradeço as informações
@eduardo_augusto O sobrenome Ferreira julguei não haver problema, uma vez que é notório que foi adquirido em virtude do casamento com o Manoel Ferreira. Essa certidão de casamento, infelizmente foi a única que não consegui localizar
Não mencionei os dados do Neto do português (meu pai) pois os dados dele estão de acordo com o filho do portugues, inclusive mencionando o "BASTOS" em todas as esferas
@Destefano Po meu amigo, a certidão de óbito dele tá pior que tudo, diz que ele morreu com 60 anos, e sem maiores informações, apenas era portugues. E com 60 anos deveria ter nascido em 1880, quando na verdade nasceu em 1881
"""Assim, salvo melhor opção em contrário, vislumbro como melhor a opção de retificar os nomes que possuem Bastos. Isso será da Certidão de Casamento em diante, sendo a a de Casamento como base para corrigir os nomes posteriores nas certidões dos filhos. Digo isso porque eles vão querer saber de onde veio esse Bastos, considerando o pai dele não tem esse nome."""
Nessa parte, acha que eu deveria retirar o BASTOS (do portugues) de onde consta na certidão do Filho do portugues, bem como o BASTOS FILHO do filho dele? Seria possível? Mas eu manteria do neto "ANTONIO DE OLIVEIRA BASTOS"?
Estou pedindo ajuda pois não sei mais onde recorrer, os amigos aqui do fórum são super sábios e muito experientes.
Vislumbram alguma possibilidade do conservador aceitar da forma que está? Pra mim é nítido a descendência, mas obviamente o conservador tem de ter essa certeza para poder aceitar, e olha que ele não me conhece RS
No caso de cair em exigência, sabem dizer quanto tempo terei para sanar o que foi (será) pedido?
@luisfbastos
Uma tentativa (que pode ou não dar frutos) para a origem do "Bastos":
Tente achar o casamento e batismos dos pais do PT (ou seja, Manoel e Rosa) para ver se algum antepassado deles tinha o sobrenome Bastos. Às vezes um sobrenome aparecia e desaparecia entre gerações, depois aparecia de novo etc.
Às vezes, até para a mesma pessoa, em documentos diferentes (seu batismo, casamento, batismo e casamento dos filhos etc), havia essa alternância de uso ou não uso de um sobrenome específico. Não estou dizendo que é o caso, mas uma possibilidade a investigar.
Caro @CarlosASP interessante sua perspectiva. Infelizmente, tentei muito localizar algo mais desses dois (Manoel e Rosa) mas minha busca não teve bons resultados, de toda forma vou me empenhar mais e vai que noutro dia eu de sorte.
Para achar o assento do portugues foi um custo, tive uma grande ajuda de um amigo aqui do forum.
@CarlosASP por incrivel que pareça, consegui localizar o casamento citado, mas nada do BASTOS