Atribuição de nacionalidade (neto).

Olá pessoal!

Dei entrada no processo de atribuição de nacionalidade da minha mãe pessoalmente na CRC do Porto no dia 20/03/2022. Ela é neta de português. Nesse dia, me disseram que o sistema estava fora do ar e me instruíram a deixar os documentos lá na mesma. Nunca recebemos nenhuma notificação por email e pelo sistema estar fora do ar na época que fui, sai de lá sem o número do processo. Após um ano, fui pessoalmente outra vez na CRC do Porto e busquei informações sobre o caso da dela. Nesse dia descobri qual era o número do processo dela, e pude acessar o sistema para acompanhar o caso. Ainda assim fico cismado por nunca ter recebido por email nenhuma notificação, nem quando o processo foi submetido. Já fazem quase 3 nos que o processo não tem nenhuma atualização, e queria saber se a única opção que me resta, é mesmo esperar... Sei que o processo de neto é mais demorado, mas alguém por aqui também tem esperado todo esse tempo? Ficar quase 3 anos sem nenhuma atualização?

Comentários

• @raphmartinz

Processos de neto geralmente ficam muito tempo parados (mais de 2 anos) até começarem a "andar lentamente" e concluem com algo entre 3 a 4 anos. Não receber notificação por email é normal, em geral vc só recebe algum email quando o processo conclui. Vá acompanhando pelo site ou se for o caso ligue na linha registos e pergunte o status do processo.

Um ponto: Vc disse que protocolou o processo em 2022 na CRC-Porto? Você quer dizer "Arquivo Central do Porto (ACP)"? A CRC Porto não trata processos de nacionalidade. Se foi lá mesmo, pode ser que eles tenham recebido e encaminhado para a CRC-Lisboa (que naquela época era a única com competência para processos de netos). Quando vc consulta o status no site de acompanhamento deve aparecer o nome da conservatória no topo, depois confira onde está.

• @ecoutinho

Obrigado pelo retorno. Eu disse CRC do Porto, mas acredito que era no mesmo local que fica (ou ficava) o CNAIM. Eu não moro em Portugal e fiz o processo assistindo vídeos disponibilizados no YouTube, e por isso, muitas coisas para mim não são tão óbvias. Acredito que possa ter acontecido dessa forma sim, receberam no Porto e enviaram para Lisboa, todavia, não menciona a cidade quando consulto no sistema (como você pode ver em anexo). Vou tentar ligar lá nos próximos dias. Muito obrigado, mais uma vez!

• @raphmartinz

na imagem que mandou está escrito ‘Conservatória dos Registros Centrais” que fica em Lisboa.

• @CarlosASP

Entendi! Pensei que uma CRC (Conservatória de Registros Centrais) fosse um orgão presente em várias cidades (pelo menos na cidades grandes).

Agradeço pelo informação.

• LeoSantosLeoSantos Beta
    editado November 22

@raphmartinz a maioria das cidades tem uma conservatória dos registos civis, que não devem ser confundidas com a conservatória dos registos centrais de Lisboa (CRC).

• @LeoSantos

Muito obrigado pelo esclarecimento!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.