Atribuição - onde solicitar

Bom dia gente! Estou com todos os documentos para dar entrada na nacionalidade do meu pai, vocês acham que é melhor/mais rápido enviar para Portugal ou para o consulado de Santos?

Comentários

• @alicefernandes

Evite consulados. Veja o guia do fórum onde tem o caminho das pedras todo explicado.

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C

• Sabe me dizer por que evitar consulados? Pelo o que vi, temos a opção de mandar para Porto, mas está demorando muito.

O consulado devolveu em 3 meses a transcrição de casamento...

• editado November 20

@alicefernandes

Transcrição de casamento é um ato super simples, não se baseie nisso.

Recomendamos no fórum evitar entrar com pedido de nacionalidade em consulados basicamente por três motivos:

1 - Um processo de nacionalidade num consulado geralmente leva mais que o dobro de tempo que uma conservatória. O consulado basicamente recebe e confere os documentos segundo os critérios deles e depois mandam o processo para os Registos Centrais de Lisboa para "integração" e o processo fica parado lá por anos até concluir.

Pelo o que vi, temos a opção de mandar para Porto, mas está demorando muito.

Sua expectativa está incorreta para os padrões atuais. Um processo de filho maior de idade no Porto está levando 1 ano (prazo ótimo comparando as outras opções), além disso o ACP é bastante consistente (previsível) no prazo, não costuma causar surpresas. Em Lisboa leva em torno de 3 anos e em consulados facilmente passa de 2 anos.

2 - Os consulados tem regras próprias e são mais exigentes que as conservatórias (costumam pedir mais documentos que o necessário, costumam exigir documentos emitidos há menos de 6 meses, exigem transcrições de casamentos em casos que podem ser dispensados etc). Provavelmente terá mais trabalho com a documentação o que geralmente causa mais custos.

3 - Você não tem como acompanhar o andamento. Basicamente é entregar os documentos lá, pagar a taxa e esperar 1 ou 2 anos "no escuro" até que um dia eles avisam que está pronto. Como dizem no popular é "largar na mão de Deus".

De qualquer forma, o processo é seu e a decisão é sua. Não tem nada de errado fazer pelo consulado, mas não é a melhor opção. Se fosse meu processo eu não faria (como de fato não fiz).

• Maravilhoso! Obrigada pela explicação e esclarecimento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.