Pai declarante

Olá, meu pai é neto do português. No registro de nascimento o português (meu bisavô) declarou minha avó mas não a reconheceu como sua filha (na certidão só consta que ela é filha natural da Maria da Silva, a brasileira), porém na certidão de nascimento do meu pai (neto do PT), o PT aparece como avô materno junto com minha bisavó BR. Na certidão de óbito da minha avó o PT aparece como pai. E, ela adotou o sobrenome do pai em todos os seus documentos.

Além disso, na certidão de nascimento do irmão mais velho de minha avó, ele declara e reconhece como pai e alega viver de forma matrimonial com a BR (minha bisavó). E logo após o nascimento da minha avó, eles tem mais um filho em que o PT tb é declarante e reconhece como pai.

Será que há possibilidade de eu requerer a cidadania do meu Pai (neto do PT) mesmo com essa lacuna na certidão da minha avó (filha do PT)?

Comentários

• @Leonardo_Araujo

Infelizmente não. Só vejo alguma possibilidade se vc localizar algum documento em que o seu bisavô português assina como pai de sua avó (um testamento, documento de emancipação etc).

• @Leonardo Araujo

Será que seu bisavô em algum momento reconheceu formalmente a filha?

Você tem a certidão de casamento inteiro teor de sua avó? Como ela é qualificada nesse documento? Como filha legítima dele ou natural de Maria? Se aparecer como filha legítima, isso foi feito apenas por declaração e 2 testemunhas, ou ela apresentou algum documento que provasse ser legítima? Se foi apresentado algo, isto estaria no processo de habilitação do casamento.

Em muitos estados (o Rio tende a ser uma exceção) é possível pedir ao cartório do casamento para desarquivar a habilitação para ver que documentos foram apresentados para poder casar.

Se aparecer algum documento assinado por ele onde a reconhece formalmente ainda na menoridade, isso resolveria o problema.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.