Transcrição de Casamento de Avô
Prezados Boa tarde! Alguém poderia me tirar uma dúvida:
No assentamento de batismo do meu avô (Português) de 1891 recebido ontem, consta uma nota de que ele foi CASADO EM PORTUGAL e que este casamento foi dissolvido por motivo de óbito da esposa (Portuguesa). Ele veio para o Brasil em 1922 e casou com a sra. Marcella Monte (Italiana), deste casamento não teve filhos.
Por volta de 1940 ele veio para São Paulo e conheceu a sra. Benedicta de Jesus (brasileira minha avó) e que deste relacionamento nasceu minha mãe. Para que eu possa prosseguir com o requerimento de cidadania de filho (minha mãe), eu preciso tirar as seguintes duvidas:
1) No assentamento de batismo ele está com o nome de AUGUSTO MARIA (Maria era da minha bisavó), e na certidão de nascimento da minha mãe ele a declarou usando o nome AUGUSTO GONÇALVES (Gonçalves era do meu bisavô). Eu preciso fazer a retificação do nome dele na certidão da minha mãe?;
2) Esse casamento realizado aqui no Brasil se faz necessário a transcrição dele? Mesmo com a informação de óbito da primeira esposa no assentamento de batismo?
3) O meu avô foi o declarante do nascimento da minha mãe, ele foi no balcão do cartório em SP. Porém o nome que saiu na certidão de nascimento da minha mãe foi Agusto Gonçalves.
No meu entendimento eu precisaria fazer somente a retificação na certidão de nascimento da minha mãe, tendo em vista que o pai dela (Português) foi quem a declarou em cartório.