Precisa transcrever o casamento se sou viúva, sendo filha de dois pais portugueses casados?
Estou com uma dúvida - Quero pedir nacionalidade sendo filha de portugueses. Ambos pais são portugueses, nascidos e casados em Portugal, Braga.
Sendo filha de ambos pais portugueses casados em Portugal, mas tendo nascido no Brasil e se casado com um brasileiro, sendo atualmente viúva. Tenho que transcrever o casamento ocorrido aqui no Brasil? mesmo já sendo viúva?
É que no pedido de nacionalidade, falam para incluierem somente as Certidões de Nascimento do filho ou filha do português. Porém, na minha Certidão de Nascimento, há um averbamento que consta meu casamento, mas não consta o atual estado de viúva. O funcionário do Cartório falou que só a Certidão de Casamento que serve como a Certidão de Viúva.
Como vão saber em Portugal que a requerente é viúva, se nas Certidões de Nascimento do Brasil não consta esta informação?
Agradeço
Comentários
@thomasant
não se preocupe com transcrição. você não é portuguesa, não há o que transcrever.
Você deveria pedir ao cartório onde está registrado o óbito do seu marido, para comunicar ao cartório onde está registrado o teu nascimento, para que seja feita uma nova averbação, indicando seu estado civil de viúva. Isso apenas para manter o seu registro civil atualizado.
siga o nosso guia que vai dar tudo certo: Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C — Fórum Cidadania Portuguesa