Transcrições - quando é necessário??

Boa noite, pessoal!

Estou com algumas dúvidas...

Minha vó portuguesa veio criança para o Brasil, ela casou no Brasil com o meu vô Brasileiro e tiveram minha mãe.

Minha vó é falecida e minha mãe que era casada com meu pai, também é falecida, e eu casei.

Nesses casos, além da certidão de nascimento da minha vó (já localizei) e a da minha mãe de inteiro teor e apostilada, vou precisar enviar a minha de nascimento com a averbação e apostilada.

No entanto, como houve o casamento da minha vó no brasil e o óbito também, vou precisar transcrever?

O que fazer nesses casos?

Ou não é necessário, só se pedirem.

Muito obrigada

Comentários

• Transcrição do casamento da sua avó, e também da sua mãe se for pedir a cidadania da sua mãe, caso esteja viva.

Você pode mandar sem , mas normalmente como é o homem que registra precisa de ter a transcrição para validar o vínculo e as prováveis mudanças de nome.

• @NataliaSilva2024

Para responder, é preciso saber quem foi o declarante do nascimento de sua mãe (declarante é quem vai ao cartório registrar a criança e assina o livro de nascimento).

Provavelmente o declarante foi seu avô, nesse caso a transcrição será obrigatória. Quando a mãe (ou a avó) é a portuguesa de onde se “puxa” a nacionalidade, é muito raro não precisar transcrever.

• @marcelloamr e @ecoutinho obrigada pelos retornos.

Eu tenho a certidão de casamento da minha vó e ela não trocou de nome. Mesmo assim transcrever o casamento dela, mesmo falecida, é obrigatório??

Outro ponto...

Eu solicitei a certidão de nascimento da minha mãe ao cartório, só quando chegar vou saber quem foi o declarante do nascimento dela e as averbações que foram feitas, acredito que seja a averbação do casamento com meu pai, pois ela trocou o sobrenome e a averbação do óbito. Como ela é falecida, pelo que entendi, somente a certidão de inteiro teor e apostilada será necessário né??

Obs.: Eu solicitei a minha certidão de nascimento, aquela da foto do livro e de inteiro teor, que terá a averbação do meu casamento, porque também troquei o sobrenome, mas ainda não está pronta, preciso aguardar....dúvida, preciso enviar junto a minha certidão de casamento ou só a somente a minha de nascimento??

Desde já agradeço todos vocês.

• @NataliaSilva2024

Eu tenho a certidão de casamento da minha vó e ela não trocou de nome. Mesmo assim transcrever o casamento dela, mesmo falecida, é obrigatório??

Sem saber quem é o declarante do nascimento da sua mãe não dá para dizer que a transcrição seria dispensada. Considerando que após o parto o mais "comum" era a mulher estar em casa numa rotina árdua cuidando do recém-nascido e era o marido que ia ao cartório registrar o filho, eu diria a vc que é quase certeza que a transcrição será obrigatória, não interessando se sua avó mudou de nome ou não, mas. enquanto vc não receber a certidão para poder checar quem de fato foi o declarante, não dá para dizer nada com certeza.

Como ela é falecida, pelo que entendi, somente a certidão de inteiro teor e apostilada será necessário né??

Inteiro teor, emitida por cópia reprográfica e apostilada. Tem muito mais documentação que isso, ese o guia abaixo para não esquecer nada.

Eu solicitei a minha certidão de nascimento, aquela da foto do livro e de inteiro teor, que terá a averbação do meu casamento, porque também troquei o sobrenome, mas ainda não está pronta, preciso aguardar....dúvida, preciso enviar junto a minha certidão de casamento ou só a somente a minha de nascimento??

Peça para o cartório confirmar se o seu casamento está averbado no seu registro de nascimento. Se não estiver, solicite que o cartório onde vc se casou notifique o cartório onde seu nascimento foi registrado para que a averbação seja feita (tem um processo formal via sistema para fazer isso, não adianta pedir para fazerem diferente ou apresentar a certidão de casamento diretamente no cartório para eles averbarem).

Com isso a certidão de casamento provavelmente será dispensada, mas é importante lembrar que o conservador sempre pode pedir documentos adicionais se ele achar necessário.

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D

• @marcelloamr e @ecoutinho obrigada pelos retornos.

Vou aguardar o recebimento e verificar. 🤜🏻🤛🏻

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.