Transcrições - quando é necessário??
Boa noite, pessoal!
Estou com algumas dúvidas...
Minha vó portuguesa veio criança para o Brasil, ela casou no Brasil com o meu vô Brasileiro e tiveram minha mãe.
Minha vó é falecida e minha mãe que era casada com meu pai, também é falecida, e eu casei.
Nesses casos, além da certidão de nascimento da minha vó (já localizei) e a da minha mãe de inteiro teor e apostilada, vou precisar enviar a minha de nascimento com a averbação e apostilada.
No entanto, como houve o casamento da minha vó no brasil e o óbito também, vou precisar transcrever?
O que fazer nesses casos?
Ou não é necessário, só se pedirem.
Muito obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Transcrição do casamento da sua avó, e também da sua mãe se for pedir a cidadania da sua mãe, caso esteja viva.
Você pode mandar sem , mas normalmente como é o homem que registra precisa de ter a transcrição para validar o vínculo e as prováveis mudanças de nome.
@NataliaSilva2024
Para responder, é preciso saber quem foi o declarante do nascimento de sua mãe (declarante é quem vai ao cartório registrar a criança e assina o livro de nascimento).
Provavelmente o declarante foi seu avô, nesse caso a transcrição será obrigatória. Quando a mãe (ou a avó) é a portuguesa de onde se “puxa” a nacionalidade, é muito raro não precisar transcrever.
@marcelloamr e @ecoutinho obrigada pelos retornos.
Eu tenho a certidão de casamento da minha vó e ela não trocou de nome. Mesmo assim transcrever o casamento dela, mesmo falecida, é obrigatório??
Outro ponto...
Eu solicitei a certidão de nascimento da minha mãe ao cartório, só quando chegar vou saber quem foi o declarante do nascimento dela e as averbações que foram feitas, acredito que seja a averbação do casamento com meu pai, pois ela trocou o sobrenome e a averbação do óbito. Como ela é falecida, pelo que entendi, somente a certidão de inteiro teor e apostilada será necessário né??
Obs.: Eu solicitei a minha certidão de nascimento, aquela da foto do livro e de inteiro teor, que terá a averbação do meu casamento, porque também troquei o sobrenome, mas ainda não está pronta, preciso aguardar....dúvida, preciso enviar junto a minha certidão de casamento ou só a somente a minha de nascimento??
Desde já agradeço todos vocês.
@NataliaSilva2024
Eu tenho a certidão de casamento da minha vó e ela não trocou de nome. Mesmo assim transcrever o casamento dela, mesmo falecida, é obrigatório??
Sem saber quem é o declarante do nascimento da sua mãe não dá para dizer que a transcrição seria dispensada. Considerando que após o parto o mais "comum" era a mulher estar em casa numa rotina árdua cuidando do recém-nascido e era o marido que ia ao cartório registrar o filho, eu diria a vc que é quase certeza que a transcrição será obrigatória, não interessando se sua avó mudou de nome ou não, mas. enquanto vc não receber a certidão para poder checar quem de fato foi o declarante, não dá para dizer nada com certeza.
Como ela é falecida, pelo que entendi, somente a certidão de inteiro teor e apostilada será necessário né??
Inteiro teor, emitida por cópia reprográfica e apostilada. Tem muito mais documentação que isso, ese o guia abaixo para não esquecer nada.
Eu solicitei a minha certidão de nascimento, aquela da foto do livro e de inteiro teor, que terá a averbação do meu casamento, porque também troquei o sobrenome, mas ainda não está pronta, preciso aguardar....dúvida, preciso enviar junto a minha certidão de casamento ou só a somente a minha de nascimento??
Peça para o cartório confirmar se o seu casamento está averbado no seu registro de nascimento. Se não estiver, solicite que o cartório onde vc se casou notifique o cartório onde seu nascimento foi registrado para que a averbação seja feita (tem um processo formal via sistema para fazer isso, não adianta pedir para fazerem diferente ou apresentar a certidão de casamento diretamente no cartório para eles averbarem).
Com isso a certidão de casamento provavelmente será dispensada, mas é importante lembrar que o conservador sempre pode pedir documentos adicionais se ele achar necessário.
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D
@marcelloamr e @ecoutinho obrigada pelos retornos.
Vou aguardar o recebimento e verificar. 🤜🏻🤛🏻
Pessoal, boa noite, por favor, quem puder me ajudar, eu agradeço.
Minha vó era portuguesa, falecida, minha mãe brasileira, falecida, foi a minha vó que declarou o nascimento da minha mãe, minha mãe casou e mudou de nome.
Na certidão de nascimento da minha mãe reprografica, tem todo o histórico.
Preciso transcrever o casamento da minha vó, sendo que foi ela a declarante do nascimento da minha mãe?
Outro ponto, eu casei e troquei de nome, na minha certidão reprografica tem todo o histórico, preciso enviar minha certidão de casamento também?
Obrigada pessoal.
@Admin
Mesmo caso. Pode unificar?
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/26802/duvidas-processo-de-atribuicao#latest
@NataliaSilva2024
Abrir vários tópicos sobre um mesmo caso atrapalha quem está tentando te ajudar, pois as informações ficam dispersas em vários lugares.
@NataliaSilva2024
Preciso transcrever o casamento da minha vó, sendo que foi ela a declarante do nascimento da minha mãe?
Depende: Sua avó portuguesa qual a nacionalidade do marido de sua avó (imagino que seja seu avô). Se ele também era português a transcrição é obrigatória mesmo que sua avó seja declarante de sua mãe. Se tinha qualquer outra nacionalidade a transcrição será dispensada se a portuguesa declarou o nascimento da filha antes de 1 ano de vida.
eu casei e troquei de nome, na minha certidão reprografica tem todo o histórico, preciso enviar minha certidão de casamento também?
Recomendo mandar para justificar a mudança de nome, mas vai depender do conservador. Se quiser correr algum risco para evitar o custo, mande sem e se vier uma exigência é só atender emitindo a certidão, apostilando e mandando para a conservatória.