Avó Portuguesa e Mãe brasileira falecidas

Neste caso, tenho algumas dúvidas:

1- Quais documentos eu precisarei enviar para conservatória para solicitar a minha dupla cidadania portuguesa.

2- Quais documentos deverão ser de alto teor e apostilados?

Muito obrigada

Comentários

• @NataliaSilva2024

Leia atentamente o guia abaixo. Todas as suas perguntas estão respondidas lá.

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D

• Poxa, material muito bom, obrigada.

• Minha dúvida vem do fato da maioria das pessoas falarem que a de Lisboa é melhor mas demora muito, isso procede?

• Ambos estão lentas, mas Lisboa está pior.

• Boa noite, pessoal!

Estou com algumas dúvidas...

Minha vó portuguesa veio criança para o Brasil, ela casou no Brasil com o meu vô Brasileiro e tiveram minha mãe.

Minha vó é falecida e minha mãe que era casada com meu pai, também é falecida, e eu casei.

Nesses casos, além da certidão de nascimento da minha vó (já localizei) e a da minha mãe de inteiro teor e apostilada, vou precisar enviar a minha de nascimento com a averbação e apostilada.

No entanto, como houve o casamento da minha vó no brasil e o óbito também, vou precisar transcrever?

O que fazer nesses casos?

Ou não é necessário, só se pedirem.

Muito obrigada

• Transcrição do casamento da sua avó, e também da sua mãe se for pedir a cidadania da sua mãe, caso esteja viva.

Você pode mandar sem , mas normalmente como é o homem que registra precisa de ter a transcrição para validar o vínculo e as prováveis mudanças de nome.

• @NataliaSilva2024

Para responder, é preciso saber quem foi o declarante do nascimento de sua mãe (declarante é quem vai ao cartório registrar a criança e assina o livro de nascimento).

Provavelmente o declarante foi seu avô, nesse caso a transcrição será obrigatória. Quando a mãe (ou a avó) é a portuguesa de onde se “puxa” a nacionalidade, é muito raro não precisar transcrever.

• @marcelloamr e @ecoutinho obrigada pelos retornos.

Eu tenho a certidão de casamento da minha vó e ela não trocou de nome. Mesmo assim transcrever o casamento dela, mesmo falecida, é obrigatório??

Outro ponto...

Eu solicitei a certidão de nascimento da minha mãe ao cartório, só quando chegar vou saber quem foi o declarante do nascimento dela e as averbações que foram feitas, acredito que seja a averbação do casamento com meu pai, pois ela trocou o sobrenome e a averbação do óbito. Como ela é falecida, pelo que entendi, somente a certidão de inteiro teor e apostilada será necessário né??

Obs.: Eu solicitei a minha certidão de nascimento, aquela da foto do livro e de inteiro teor, que terá a averbação do meu casamento, porque também troquei o sobrenome, mas ainda não está pronta, preciso aguardar....dúvida, preciso enviar junto a minha certidão de casamento ou só a somente a minha de nascimento??

Desde já agradeço todos vocês.

• @NataliaSilva2024

Eu tenho a certidão de casamento da minha vó e ela não trocou de nome. Mesmo assim transcrever o casamento dela, mesmo falecida, é obrigatório??

Sem saber quem é o declarante do nascimento da sua mãe não dá para dizer que a transcrição seria dispensada. Considerando que após o parto o mais "comum" era a mulher estar em casa numa rotina árdua cuidando do recém-nascido e era o marido que ia ao cartório registrar o filho, eu diria a vc que é quase certeza que a transcrição será obrigatória, não interessando se sua avó mudou de nome ou não, mas. enquanto vc não receber a certidão para poder checar quem de fato foi o declarante, não dá para dizer nada com certeza.

Como ela é falecida, pelo que entendi, somente a certidão de inteiro teor e apostilada será necessário né??

Inteiro teor, emitida por cópia reprográfica e apostilada. Tem muito mais documentação que isso, ese o guia abaixo para não esquecer nada.

Eu solicitei a minha certidão de nascimento, aquela da foto do livro e de inteiro teor, que terá a averbação do meu casamento, porque também troquei o sobrenome, mas ainda não está pronta, preciso aguardar....dúvida, preciso enviar junto a minha certidão de casamento ou só a somente a minha de nascimento??

Peça para o cartório confirmar se o seu casamento está averbado no seu registro de nascimento. Se não estiver, solicite que o cartório onde vc se casou notifique o cartório onde seu nascimento foi registrado para que a averbação seja feita (tem um processo formal via sistema para fazer isso, não adianta pedir para fazerem diferente ou apresentar a certidão de casamento diretamente no cartório para eles averbarem).

Com isso a certidão de casamento provavelmente será dispensada, mas é importante lembrar que o conservador sempre pode pedir documentos adicionais se ele achar necessário.

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D

• @marcelloamr e @ecoutinho obrigada pelos retornos.

Vou aguardar o recebimento e verificar. 🤜🏻🤛🏻

• Pessoal, boa noite, por favor, quem puder me ajudar, eu agradeço.

Minha vó era portuguesa, falecida, minha mãe brasileira, falecida, foi a minha vó que declarou o nascimento da minha mãe, minha mãe casou e mudou de nome.

Na certidão de nascimento da minha mãe reprografica, tem todo o histórico.

Preciso transcrever o casamento da minha vó, sendo que foi ela a declarante do nascimento da minha mãe?

Outro ponto, eu casei e troquei de nome, na minha certidão reprografica tem todo o histórico, preciso enviar minha certidão de casamento também?

Obrigada pessoal.

• @Admin

Mesmo caso. Pode unificar?

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/26802/duvidas-processo-de-atribuicao#latest

@NataliaSilva2024

Abrir vários tópicos sobre um mesmo caso atrapalha quem está tentando te ajudar, pois as informações ficam dispersas em vários lugares.

• @NataliaSilva2024

Preciso transcrever o casamento da minha vó, sendo que foi ela a declarante do nascimento da minha mãe?

Depende: Sua avó portuguesa qual a nacionalidade do marido de sua avó (imagino que seja seu avô). Se ele também era português a transcrição é obrigatória mesmo que sua avó seja declarante de sua mãe. Se tinha qualquer outra nacionalidade a transcrição será dispensada se a portuguesa declarou o nascimento da filha antes de 1 ano de vida.

eu casei e troquei de nome, na minha certidão reprografica tem todo o histórico, preciso enviar minha certidão de casamento também?

Recomendo mandar para justificar a mudança de nome, mas vai depender do conservador. Se quiser correr algum risco para evitar o custo, mande sem e se vier uma exigência é só atender emitindo a certidão, apostilando e mandando para a conservatória.

• Bom dia a todos!

Pessoal, consegui reunir os documentos necessários:

certidão de nascimento da minha avó portuguesa;

certidão por cópia reprográfica da minha mãe e a minha apostiladas (vou enviar uma cópia simples das nossas certidões de casamento também, pois minha mãe e eu trocamos os nomes quando casamos);

cópia do meu RG e o antecedente criminal apostilados;

formulário e comprovante de pagamento.

Agora estou com uma dúvida, não sei se envio pelos correios ou alguma agência como DHL ou Fedex, vocês tem alguma recomendação?

Outra dúvida, eu vou enviar os documentos, depois do processo, esses documentos ficam aonde?

Obrigada.

• @NataliaSilva2024

Confira os documentos com a lista aqui: Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Formulário 1D — Fórum Cidadania Portuguesa

Agora estou com uma dúvida, não sei se envio pelos correios ou alguma agência como DHL ou Fedex, vocês tem alguma recomendação?

Eu prefiro DHL - é bem mais caro, mas a chance de extravio é bem menor. Além de ser muito mais rápido. Quando os correios funcionam, é tudo ótimo, claro, e vc economiza um bocado. Mas quando dá zebra, é uma amolação. Para algo que será feito uma vez na vida... bem, é uma decisão pessoal.

Outra dúvida, eu vou enviar os documentos, depois do processo, esses documentos ficam aonde?

Ficam arquivados na conservatória. É possível que sejam destruídos depois de alguns anos. Você não recebe os documentos de volta, se é o que vc queria saber.

• @eduardo_augusto obrigada pelo retorno.

Vou procurar um posto da DHL.

• @NataliaSilva2024

se puder, depois que enviar o processo, inclua os dados na nossa planilha voluntária: https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/ (depois é preciso vc ir atualizando sempre que tiver alguma mudança no processo).

isso ajuda todo mundo a ver como está o andamento dos processos! obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.