Preciso Retificar ?

Boa tarde a todos ,

Enfim minha cidadania portuguesa ficou pronta , só que no documento do meu assento o sobre nome da minha mãe ficou como Souza com Z e na minha certidão de nascimento o sobre nome dela é Sousa com S . Minha duvida e se precisarei pedir essa retificação na conservatória ?

Comentários

• @Luis sousa

Não precisa. Essa variação de grafia não é considerada uma divergência.

• Boa noite ecoutinho

Que bom não precisar retificar , muito obrigado pela informação . A proposito tem uma outra dúvida e não sei se pode ser tirada nesta sala , agora que minha Cidadania ficou pronta gostaria de saber se para solicitar a Cidadania dos meus filhos , eu preciso primeiro fazer a transcrição do meu casamento em Portugal ou não ?

• editado November 12

@Luis sousa

Quem foi o declarante do nascimento dos seus filhos? Declarante é a pessoa que vai ao cartório registrar a criança ao nascer e assina o livro de registro.

Se foi você mesmo que declarou os filhos, pode mandar o pedido de nacionalidade deles sem precisar transcrever o casamento.

De qualquer forma, não deixe de transcrever o seu casamento, além de ser uma obrigação legal, também é importante para garantir os direitos de sua esposa.

• Boa tarde ecoutinho ,

Isso é muito bom ,porque tenho uma filha que ainda tem 17 anos e quero aproveitar para não precisar pagar as custas do pedido de Nacionalidade dela . Quanto ao transcrever o meu casamento farei sim conforme a sua orientação , uma coisa de cada vez pois são processos muitos caros . Desde já agradeço muito pela sua ajuda nestas duvidas , obrigado .

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.