Processo neto - Avô recém finalizado
Pessoal, boa tarde!
Ontem consegui finalmente pegar o assento doeu avô que pegou a cidadania através do pai dele.
Como neto, estou com duvida em questão ao casamento dele e da minha mãe:
Ele casou com a minha avó aqui no Brasil, normal, até porque a cidadania dele só finalizou agora em maio.
Minha mãe, filha deles, já falecida, se casou com meu pai, mudou de Gonçalves para Gonçalves Nóbrega e com o divórcio, volta a ser Gonçalves. (O divórcio foi todo feito legalmente mesmo).
Eu preciso averbar algum casamento nessa linhagem?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Leognobrega
Você precisa ver quem foi o declarante do nascimento de sua mãe (se ela nasceu antes de 1978) e quando o nascimento foi declarado, Declarante é a pessoa que vai no cartório registrar a criança e assina o livro de registros lá.
Partindo da premissa que sua avó é cidadã BR (ou não-PT, mesmo que for de outro país):
Se seu avô (cidadão PT) foi o declarante antes de sua mãe completar um ano de idade, em geral não vai precisar transcrever o casamento dele. Olhe também se há divergências nos nomes completos de todos os citados (pais, avós) nas certidões das três gerações: o avô PT, sua mãe BR , você BR.
Sua mãe, já falecida, pelo que entendi, viveu e faleceu como cidadã BR. Ela nunca foi, nem será PT (não existe cidadania póstuma). Só se transcreve casamentos onde ao menos um dos cônjuges é PT.