Urgência na aquisição de nacionalidade
Existe a possibilidade de pedir urgência formal na aquisição da nacionalidade de neto, por motivos de saúde ?
E coo posso fazer?
Cristina
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Existe a possibilidade de pedir urgência formal na aquisição da nacionalidade de neto, por motivos de saúde ?
E coo posso fazer?
Cristina
Comentários
@Tininha
Possibilidade de pedir urgência, existe. É muito fácil, aliás. Basta o requerente redigir um requerimento, acompanhado de evidências e de um motivo ou justificativa para a necessidade de ter a nacionalidade portuguesa "urgentemente", para a respectiva conservatória.
Já a possibilidade de ter o processo tramitado em regime de urgência, é praticamente nula. O IRN tende a ignorar tais pedidos.
Temos notícias de dois casos de pedido de urgência que aparentemente deram certo, mas foi com uso de advogado. Você pode ler a respeito aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/358562#Comment_358562 Observe bem que em nenhum dos dois casos a justificativa foi "estou doente e quero minha cidadania portuguesa logo". Havia um motivo para obter a cidadania portuguesa.
Mas avalie bem se vale a pena fazer isso. Vai dar trabalho, vai demandar tempo, vai demandar dinheiro.
@eduardo_augusto
Obrigada