Documentos necessários para retirar cidadania portuguesa
Boa noite,
Após realizar algumas pesquisas sobre os documentos necessários para dar entrada no processo de cidadania portuguesa, fiquei com algumas dúvidas e gostaria de confirmar se os passos que entendi estão corretos.
Esses são os documentos que acredito serem necessários:
- Acento de batismo do avô português, apostilado – O avô nasceu em Buarcos em 1889. Pelo que entendi, devo solicitar o acento de batismo no Arquivo Distrital de Coimbra, através deste link (https://www.uc.pt/auc/servicos/forms/form_baptismo). Está correto?
- Certidão de inteiro teor reprográfico da filha do português, apostilada – Caso a certidão não seja legível, preciso da versão digitada e apostilada também, correto?
- Certidão de inteiro teor reprográfico da neta do português, apostilada – O mesmo vale para a certidão de nascimento da neta. Caso não seja legível, devo obter a versão digitada e apostilada.
- Cópia do RG ou passaporte válido por menos de 10 anos, autenticado.
- Antecedentes criminais, autenticado.
Gostaria de saber:
- Certidão de casamento: É necessário apresentar a certidão de casamento da filha e da neta do português? Ambas tiveram alteração de nome.
- Validade dos documentos: Sei que no consulado os documentos precisam estar dentro da validade de 1 ano. Esse mesmo prazo de validade também se aplica se o processo for feito pela conservatória?
- Averbações: As certidões de nascimento devem conter as averbações ou isso não é necessário?
Agradeço desde já pela ajuda de todos!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@P003
1-nao precisa ser apostilado, é documento portugues
2-sim, avalie essa questão, se não estiver legível convém anexar uma inteiro digitada também apostilada (algumas pessoas dizem que documento de apoio não precisaria apostilar, mas eu apostilaria)
3-idem
4-autenticado e apostilado
5-não precisa autenticar
Siga este guia tem tudo detalhado por lá https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d