Dúvida:certidão brasileira!

Olá! Qual é o prazo de validade de certidão brasileira? Preciso averbar o casamento da minha avó brasileira com meu avô português em Portugal e para isso tenho aqui a certidão de casamento deles de setembro/2011. Vou mandar para averbar pelo correio mesmo! Será que dá tempo, tendo em vista que já ouvi dizer que demora para iniciar um processo por lá (quando não tem procurador)?

Comentários

• Ja esta legalizada no consulado?
  • Ainda nao
  • Quando eu mandei um Email para conservatória de Bragança eles me retornaram dizendo:

“Informo Vª. Exª. que a transcrição pode ser requerida a todo o tempo por qualquer interessado ou procurador. Tem que requer a transcrição com base em documento comprovativo do facto, certidão de casamento, esta não tem prazo de validade. Deverá enviar a certidão de casamento, a certidão de nascimento do nubente estrangeiro (validade 6 meses) e documento de identificação de quem requer a transcrição(...)”  

Eu transcrevi mesmo na CRC de Esposende, mas se a de Brangança disse que na certidão de casamento não importa validade então isso
    deve servir para todas! 

De qualquer jeito, mande um email antes para conservatória que você escolher mandar! 

• O Sr Mario - CRC Porto - me informou o seguinte: para efeito de nacionalidade, as certidões depois de legalizadas no consulado não perdem a validade, SALVO as certidões de casamente que mesmo apos a legalização no consulado têm prazo de 6 meses.

• Carol,

Vc poderia passar por gentileza o e-mail do Sr. Mário - CRC Porto, eu peguei no fórum, mas a msg voltou.

• Na verdade o Senhor Mário é do ACP Porto  -  Arquivo Central do Porto.

Eu postei isso agora lá no Guia de Ajuda, da uma olhadinha lá! image
  • O email dele que eu tenho é o seguinte: mario.m.ferreira@irn.mj.pt

• Obrigada, recebi um e-mail da RNPC registo on line em que informam que não preciso transcrever o casamento dos meus pais se o meu pai sendo o português é o declarante no meu registro de nascimento, isso é verdade?  
  • Marilia,
    Nao sabemos porque, mas às vezes aceitam e outras nao.
    Quando ha muita dificuldade em transcrever o casamento eu oriento as pessoas a tentar.
    Se voce tem uma comunicacao oficial, tente.
  • Marília,

o que seria RNPC?

Se possível, transcreva o email que vc recebeu lá no seu tópico "Obter nacionalidade portuguesa", talvez consigamos chegar a alguma conclusão sobre a transcrição ou não em determinados casos.

• Marilia, o RNPC que você diz é o "Registo Nacional de Pessoas Colectivas" certo?   

Eu pensei que o RNPC só cuidasse de registros comerciais e certidões de pessoas coletivas, o que para nós seria pessoas jurídicas.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.