Cabe denúncia ao IRN para realização de retificação do assento de nascimento?

Gostaria de saber se alguém pode me ajudar.

O processo de cidadania da minha mãe finalizou, mas o assento de nascimento que recebi através do email está com erros (Sexo masculino e faltando uma letra no último sobrenome- "Barbos" e não 'BarbosA").

Há 20 dias solicitei a correção através do e-mail rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt e do email arquivocentral.porto@irn.mj.pt.

O rcentrais.retificacoes respondeu no dia seguinte que estava encaminhando o requerimento para o arquivocentral.porto, mas até o momento não tive qualquer retorno se as correções foram feitas.

Enviei e-mail para o ACP questionando se a retificação foi finalizada, mas recebi como resposta apenas o email automático sobre as datas dos processos que estão sendo analisados.

Li no guia sobre pedir o assento pelo civil online e depois responder o email que irão enviar para solicitar as retificações, e que então o próprio civil online enviaria para o órgão responsável.

Mas fico na dúvida se através desta forma, o civil online não irá enviar para o próprio ACP, que já recebeu o pedido através do meu email e da solicitação da própria rcentrais.retificacoes.

Também não gostaria de gastar 10 euros neste momento para solicitar a retificação pelo civil online.

Minha dúvida é, alguém sabe se fazer uma denúncia no canal do IRN poderia ser eficaz para "forçar" que o ACP responda de alguma forma, para pelo menos informar se a retificação já foi realizada?

Aceito também sugestões se alguém souber alguma forma eficaz para resolver essa questão.

Obrigada.

Comentários

  • editado November 6

    @marianaluz21

    Minha dúvida é, alguém sabe se fazer uma denúncia no canal do IRN poderia ser eficaz para "forçar" que o ACP responda de alguma forma, para pelo menos informar se a retificação já foi realizada?

    O canal de denúncias vai responder informando que é um canal para denúncias de corrupção e desvios.

    Não adianta, precisa esperar. Quando tiverem retificado vão responder em cima do email do rcentrais, te copiando, dizendo que está feito. Quando pedi retificação levou mais de 1 mês para responderem informando que retificaram.

    Quando receber esse email de confirmação, responda o email do civil online pedindo para atualizarem a imagem da certidão já emitida.

  • @ecoutinho entendi. Agradeço pela ajuda! Vou esperar eles responderem

  • Estou a meses aguardando a retificação... já mandei email umas 3x "implorando" ajuda... digitaram errado o nome do meu sogro !!! E o pior que sem a correção não dá para tirar o passaporte .. talvez seja possível tirar o Cartão Cidadão. Apesar da informação de que não adianta usar um escritório de adv local é possível judicializar para que façam a correção (vou ver se o custo compensa) ... porque como está é o mesmo que ganhar e não levar...

  • @AlexandreL


    Judicializar é tiro de canhão.

    Já tentou reclamar na Inspetoria dos Serviços da Justiça? Apresentar queixa

    Outra coisa que percebi é que o documento é do seu sogro. É "ele" que tem que pedir a retificação. Se você está escrevendo emails do tipo, "Oi, meu sogro obteve a nacionalidade e veio com um erro, podem corrigir?", é possível que esteja sendo ignorado.

    Assumindo que todos os contatos feitos com o IRN tenham sido feito "pelo seu sogro" mesmo, minha sugestão é apresentar uma queixa na Inspetoria.

    Deve informar:

    • dia que o assento foi emitido
    • Erro detectado
    • Data de todos os emails enviados, assim como o endereço para onde mandaram
    • Se em algum momento responderam, indique o nome do funcionário que respondeu e a data
    • Aponte que por conta desse erro, não pode emitir o cartão de cidadão e passaporte, o que impede exercer plenamente os direitos como cidadão português
  • Eu entrei em contato com o Consulado de São Paulo e eles informaram realizar a retificação na hora de solicitar o cartão de cidadão.

  • @AlexandreL

    Já viu aqui? Na época isso funcionou quando os "caminhos normais" não andavam. Não sei se ainda funciona:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/321756

  • @ElisCastro vc quer dizer que quando agendar para fazer o cartão cidadão no consulado eles vão poder fazer a retificação na mesma hora que fizer o Cartão Cidadão ? Vou entrar em contato.. porque Posto de Santos não deu essa opção no dia que fomos lá. Bora tentar...

    @eduardo_augusto não rsrs.... meu sogro é falecido. No assento de nascimento da minha esposa o nome dele saiu com a grafia errada (Sereio ao invés de Sergio, tanto que o assento de nascimento do meu cunhado saiu correto (Sergio).... todos os docs correto em relação aos nomes dos antecedentes etc... foi um erro de grafia na emissão do assento.

    @CarlosASP obrigado Carlos, mas foi exatamente esse o primeiro procedimento (inclusive fiz depois que vi este tópico). O CRC respondeu prontamente porém o Porto não executou até agora....

    Obrigado pelas dicas... vou verificar essa do Consulado! Depois aviso no que deu...:)

  • Atualizando... mandei uma mensagem para a Embaixada de SP para tirar uma dúvida sobre a retificação. Atuaram rapidamente e quase que no dia seguinte recebo do Porto a notificação de retificação... feliz da vida emiti nova certidão e.... retificação feita errada. Seria cômico se não fosse trágico KKK😐️

  • @AlexandreL você enviou mensagem para a embaixada através de e-mail? Pode me informar por qual e-mail, por favor?

    Até agora não consegui nenhuma solução para retificar o assento da minha mãe. O ACP não responde nenhum dos meus e-mails. Mesmo e-mails encaminhados pela CRC eles não respondem. Já fiz também denúncia e enviei e-mail para o setor de inspeção do IRN e nada resolveu.

    Em janeiro eu e minha mãe estaremos no Porto e pensamos em ir pessoalmente no ACP requerer a retificação.

    @ecoutinho @eduardo_augusto sabem se no ACP atendem sem agendamento e se é necessário chegar cedo para pegar senha ou algo do tipo?

  • Prezados, embaixada fica apenas em Brasília e ela cuida de assuntos entre o Brasil e Estados estrangeiros. Nos demais lugares, o nome é Consulado e aí sim eles atuam entre os nacionais pertencentes a determinado país que estiverem de forma transitória ou não no exterior. Assim, SP é Consulado. Digo isso sem querer ser chato, mas quando vocês direcionam suas mensagens para esses órgão, nunca sabemos como está a paciência de quem está recebendo a mensagem.

  • @Destefano claro, é sempre bom sabermos os órgãos corretos e suas denominações.

    Agradeço pelo esclarecimento.


  • @Destefano sim, sem dúvida rsrs SP é o consulado.

    @marianaluz21 Mandei para o email de dúvidas do consulado em SP e que está no site (duvidas.saopaulo@mne.pt) mas da segunda vez já não deu resultado kkk Reenviei todas as mensagens novamente, e outras novas solicitando a retificação da retificação. Estamos aguardando o tempo "normal" de uns 15/ 30 dias para casos de retificação (o dela já estava a meses parado...) para depois ver o que fazer porque não dá para entender como alguém conseguiu fazer a retificação retirando um nome e colocando outro no lugar (sem pensar em outras possibilidades...), nome esse que não consta em nenhum documento da pessoa. A cidadania ela já tem, mas o nome errado está impedindo de tirar o passaporte e o cartão cidadão (esse até deve dar para tirar mesmo com o nome do pai errado). Aberto a sugestões!

  • @AlexandreL consegui que fosse feita a retificação do assento da minha mãe ontem!!

    Vou fazer um resumo de tudo, para poder ajudar quem precisar também.

    O assento tinha sido processado automaticamente pelo sistema em 10/09/24, faltando uma letra no último sobrenome e com sexo masculino (também estava constando só Brasil na naturalidade, mas eu tinha resolvido nem pedir para arrumarem isso para não dificultar).

    Não foi fácil conseguir a correção.

    Comecei a enviar e-mails pedindo a correção em 17/10/24.

    Enviei inúmeros e-mails ao arquivo central do Porto (local que finalizou o processo da cidadania) e à conservatória de registos centrais. Somente a CRC respondia encaminhando ao Porto e dizendo que eles tinham q fazer a correção. 

    O ACP não respondia nenhum e-mail. Fiz até denúncia, da qual nunca tive resposta também. 

    Enviei e-mails também aos consulados do Rio e de Santos, perguntando se estes poderiam me auxiliar na correção para que pudéssemos fazer a transcrição do casamento. Eles responderam que devia aguardar a Conservatória retificar primeiro para depois fazer a transcrição.

    Como eu e minha mãe vamos para Portugal em janeiro, tínhamos resolvido ir no ACP pessoalmente para ver se conseguíamos uma solução.

    E então, ontem enviei um novo e-mail ao Arquivo Central do Porto, colocando como assunto “agendamento para atendimento presencial em 09/01/25”, falando que eu iria lá pessoalmente em 09/01 e perguntando se precisava de agendamento pois não me respondiam quanto à retificação. 

    Então, depois de uns 10 minutos, me responderam pela primeira vez falando que não tinha necessidade de ir lá pois não faziam a correção na hora e que eu deveria esperar mandarem e-mail avisando quando fizessem a retificação. Disseram também que se fosse para pedir o cartão cidadão já podia pedir.

    Respondi falando que não dava para pedir o cartão cidadão pois necessitava primeiro fazer a transcrição do casamento e para isso os consulados diziam que o assento tinha que ser retificado. Falei que iria pessoalmente de qualquer forma para pedir informações sobre a retificação do assento.

    A conservadora entao depois de uns 40 minutos respondeu que a retificação ja tinha sido feita.

    Eu pedi no civil on-line, recebi em 10 minutos o código e verifiquei que ela fez ontem mesmo a retificação.

    Ela corrigiu o nome, o sexo e até mesmo incluiu a cidade na naturalidade, estando tudo certo agora.

    E você? Teve alguma resposta?

  • Bom dia,

    Obrigada marianaluz21 por essa informação. Aconteceu o mesmo comigo. Vou seguir o mesmo passo que você e espero que eu tenha retorno. Estou desde Setembro pedindo retificação do meu assento que está com a data de nascimento errada.

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