Certidão de nascimento de inteiro teor com cópia reprográfica
Queridos amigos,não tenho como ir ao Brasil agora,e também não tenho ninguém lá no Brasil que possa fazer esta certidão para mim... Aqui em Portugal eu conseguiria fazer este documento?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Fatimaduartept o que você pode fazer, é entrar em contato com o cartório no Brasil, e pedir para eles enviarem a certidão para Portugal (via correio) pagando as despesas.
@LeoSantos eles me informaram que não mandam para o exterior.
@Fatimaduartept
Eu também moro fora do Brasil e quando preciso de certidões, faço como o @LeoSantos eoSantos recomendou.
eles me informaram que não mandam para o exterior.
Nem pagando o custo de envio antecipado? Que absurdo. Você não teria um conhecido ou familiar que poderia retirar o documento para você no cartório e colocar no sedex para você?
Uma opção que sei que funciona (mas é mais cara) é você mandar um motoboy retirar a certidão no cartório em seu nome e entregar no correio para você (você pode deixar o sedex já pré-pago e mandar para a empresa de motoboy a etiqueta de envio). Outra opção que também já usei (costuma se mais cara, mas é muito mais cômoda) é mandar a DHL retirar diretamente no cartório. O cartório só precisa imprimir a etiqueta de envio para você (Não é possível que nem isso eles aceitem fazer).
Em resumo, não dá para emitir direto no exterior. A certidão precisa ser emitida no Brasil e vc precisa conseguir um meio de enviar por para onde você mora.
@Fatimaduartept
Se o cartório não manda para o exterior, mesmo você pagando as despesas (estranho, mas pode acontecer) você tem outras opções, basta usar um pouco a criatividade.
Se for em São Paulo, qualquer cartório pode emitir a certidão para você, via CRC (desde que saiba os dados do registro, livro, folha, etc)
Outra solução, como disse o colega @ecoutinho , é procurar um motoboy da cidade, e pagar para que ele vá até o cartório, pegue a certidão e envie via correio/DHL.
Exitem sites especializados que fazem esse trabalho também, mas pode sair meio caro, basta procurar no Google (desculpe, não posso recomendar ninguém aqui).