Ajuda para encontrar certidão de nascimento ou óbito de minha bisavó ou trisavó(ô) portuguesa
Estou buscando a cidadania para o meu avô para puxar consequentemente para minha pessoa
bisavó Rosalina Correia filha de trisavó Maria Correia e trisavô Joao Saldanha, e um documento e descrito eles como da Ilha da Madeira
Eu ja tentei procurar de todas as formas que consegui pensar, mas não consegui progredir mais nessa parte para conseguir documentos.
Se puderem me dar uma luz, ou achar algo, ficarei muito grato
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Jeff137p
Há uma chance de ser este o batismo dela https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/details?id=245872&detailsType=Description em função da data (mais condizente com o casamento religioso, onde a data de nascimento dela seria bem anterior à declarada no casamento civil aparentemente feito mais de 30 anos depois), apesar de não ter o sobrenome Saldanha. Note que o pai "João Correia" era filho de pai incógnito, essa pode ser a fonte dessa questão... geralmente os documentos mais antigos tendem a ser mais fidedignos, como nessa situação, tinha 17 anos no casamento em 1912, caso tivesse nascido em 1905 (como está no casamento civil) teria apenas 7 anos, o que não faz sentido...
Para confirmar sugiro que peça no cartório o desarquivamento do processo de habilitação de casamento (não é a certidão, são os documentos que os noivos apresentaram para casar). Trata-se de serviço pago e nem todos os processos de habilitação antigos sobreviveram até os dias atuais, assim como não é garantido que neste processo tenha o documento de nascimento dela ou alguma informação mais certeira, as vezes as pessoas simplesmente faziam uma declaração assinada por testemunhas atestando sua identidade e origem... porém acredito ser a melhor chance de desvendar este problema. Você pode tentar o mesmo (processo de proclamas) na igreja do casamento, porém esses são ainda mais raros de existir...
Convém investigar... mas vamos aguardar se algum outro colega aqui do forum consegue encontrar uma pista melhor.
Óbitos não são necessários para processo de nacionalidade, se concentre na lista de documentos necessários:
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D
Depois nos conte suas descobertas