Preciso transcrever o casamento de mãe portuguesa e pai declarante?

Boa noite,

Recentemente minha mãe conseguiu ter a nacionalidade portuguesa dela atribuída através de seus avós, e agora eu vou pedir minha nacionalidade através dela.

Andei lendo bastante sobre a necessidade de transcrever o casamento dela, mas encontrei informações divergentes, então gostaria da ajuda de vocês para entender se é preciso. 

Minha situação é a seguinte:

• Eu nasci depois de 1978.
  • Minha mãe é portuguesa.
  • Meu pai declarou meu nascimento.
  • Meu nascimento foi declarado antes de eu completar 1 ano.
  • Quando eu nasci meus pais eram casados.
  • Quando meus pais casaram minha mãe passou a usar o sobrenome do meu pai, e depois que eles se divorciaram retirou o sobrenome do meu pai. 
  • No meu registro de nascimento, consta o nome de minha mãe casada (com sobrenome do meu pai). 
  • No registro de nascimento português da minha mãe, consta o nome dela de solteira.

Minhas dúvidas são:

1. É necessário transcrever o casamento dos meus pais, para que me seja atribuída a nacionalidade?
  2. Se for necessário transcrever, sabem dizer se é mais rápido fazer isso em algum consulado no Brasil, ou enviando o pedido pra conservatória em Portugal?
  3. É possível enviar o pedido de transcrição para qualquer Conservatória de Registo Civil?

Muito obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.