Nova plataforma de Nacionalidde

Já havia lido acerca da expansão da plataforma on line para pedidos de nacionalidade que, anteriormente, só poderia ser feito por advogados ou mandatários.

A Reportagem está no site da justiça https://justica.gov.pt/Noticias/Nova-plataforma-da-Nacionalidade-aumenta-eficiencia-dos-Registos?pk_vid=48b0966ccc33bd1317304771719da32a

Quero fazer o pedido da minha filha e, na reportagem em questão, afirma-se que todos os novos pedidos devem ser feitos somente através dessa plataforma. Porém não consegui achar no site.

Alguém tem alguma informação a respeito?

Comentários

  • @GildaMatos


    Infelizmente, "informar" não é o forte do IRN. A plataforma de nacionalidade é o sistema pelo qual tramitam os processos de nacionalidade.

    Advogados tem acesso direto a essa plataforma e podem iniciar sozinhos novos processos.

    Quem não faz com advogado, envia os documentos em papel mesmo para uma conservatória, e aí um funcionário da conservatória insere o processo na plataforma.

    É isso.

  • Se verificar a notícia no link que postei, houve alteração e todos os pedidos poderão e deverão ser feitos on line, por qualquer pessoa.

    Ia iniciar pela Conservatória de Lisboa e Porto.

    A dificuldade está em encontrar tal endereço.

  • @GildaMatos


    Se verificar a notícia no link que postei, houve alteração e todos os pedidos poderão e deverão ser feitos on line, por qualquer pessoa.

    A notícia foi mal escrita.

    Apenas advogados podem apresentar processos online. Se você quiser entrar com seu processo por conta própria, sem usar um advogado, deve enviar os documentos em papel para a conservatória.

  • Caro Eduardo, a notícia não foi mal escrita. Ela não se refere a advogados ou solicitadores. Isso que você diz já está em funcionamento desde início de 2023.

    A notícia a que me referi é de 20 se setembro de 2024 e é uma ampliação do sistema.

    Veja um trecho da notícia:

    "Com esta nova versão da plataforma da Nacionalidade, o IRN assinala uma nova fase na modernização da tramitação dos processos de nacionalidade, depois de, em 2023 ter disponibilizado o canal online para submissão de pedidos de nacionalidade, exclusivo e obrigatório para advogados e solicitadores inscritos na respetiva ordem profissional de Portugal. Desde que está em funcionamento, o canal online foi a porta de entrada de mais de 53 mil pedidos de nacionalidade. Esta medida contribuiu para melhorar a eficiência dos serviços, diminuindo a pressão no atendimento e o peso burocrático e logístico associado à receção da documentação em papel."

    A questão é que com essa ampliação não serão aceitos pedidos no papel.

    Se alguém tiver alguma informação consistente a respeito e puder disponibilizar aqui, agradeço.

  • texasladytexaslady Beta
    editado November 2024

    @GildaMatos ,

    na notícia em nenhum momento diz que abriu para todos solicitarem online. Click no link e leia o que diz no site do IRN. Talvez não explicaram bem. Mas somente advogados e solicitadores podem solicitar online. Imagine se fosse possível para todos já haveriam milhares comentando sobre isso.

  • editado November 2024

    Pois foi lá mesmo que eu li. Fui eu quem colocou o link aqui.

    Trecho de uma noticia...

    "A partir de 1º de outubro de 2024, todos os interessados poderão acessar o sistema e entrar com o seu pedido de nacionalidade junto ao IRN (Instituto dos Registros e do Notariado)."

    "Antes, quem queria dar entrada na solicitação por conta própria precisava fazer o processo presencialmente, em Portugal ou nos postos consulares portugueses espalhados pelo mundo. A partir de agora, qualquer pessoa que queira solicitar a cidadania portuguesa poderá entrar com o pedido online pelo portal do IRN."

    Ao que parece tem gente falando a respeito.

    Vou procurar mais informações em outras fontes.

    Aqui não vai rolar.

  • @GildaMatos


    boa sorte! enquanto você vai procurando, outras pessoas vão entrando com seus processos.

    cuidado para não cair em golpe.

  • @GildaMatos



    só um outro detalhe aqui, como você fala que a nacionalidade é para sua filha, se ela tiver menos de 1 ano de idade, existe sim a possibilidade de fazer online, mas isso não tem nada a ver com a nova plataforma, é algo que já existe há bastante tempo.

    o link é esse aqui: Registar nascimento | Justiça.gov.pt

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.