Meu bisavo entrou no brasil usando o nome do irmao

editado November 2024 em Tenho como conseguir?

Boa noite, gostaria de auxilio de vocês, meu caso esta em parte resolvido, pois meu tio, juntamente com minha avó paterna, já conseguiram a cidadania, porem nos nao temos bom contato com eles e isso acaba prejudicando a retirada de nossa cidadania, devido a falta de informação por parte deles.

Bem, o pai da minha avó paterna, veio de Portugal e ingressou no Brasil com o nome do irmão, isso tudo já foi verificado e corrigido, já obtenho inclusive o assento de Portugal correto, o que preciso saber é que no registro de nascimento do meu pai, consta o nome do avô errado e para prosseguir com o pedido se faz necessário a retificação, no cartório consegui o assento do meu tio que consta a alteração do nome do avo, através de um parecer do ministério publico, mas procurei um advogado e ele não soube dizer qual procedimento tomar para obter esta alteração, já que o cartório disse que não se trata de erro simples e sim de alteração do nome é preciso um autorização para eles alterarem, gostaria de uma ajuda, para saber qual processo ou procedimento seria este ? para alterar o nome do meu bisavô na certidão de nascimento do meu pai, grata por enquanto.

Comentários

• @Maxkrou se o cartório se recusa a fazer a retificação de forma administrativa, você vai precisar de um advogado. O nome do processo é uma ação de retificação de registro, porém precisa estar muito bem justificado o motivo da mudança. Um bom advogado provavelmente irá olhar o processo do seu tio, o que foi feito, etc...

• @Maxkrou sugiro que procure um advogado que seja mais especializado nessa área notarial/registral, é um processo judicial relativamente simples, não desista 😃

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.