Meu bisavo entrou no brasil usando o nome do irmao
Boa noite, gostaria de auxilio de vocês, meu caso esta em parte resolvido, pois meu tio, juntamente com minha avó paterna, já conseguiram a cidadania, porem nos nao temos bom contato com eles e isso acaba prejudicando a retirada de nossa cidadania, devido a falta de informação por parte deles.
Bem, o pai da minha avó paterna, veio de Portugal e ingressou no Brasil com o nome do irmão, isso tudo já foi verificado e corrigido, já obtenho inclusive o assento de Portugal correto, o que preciso saber é que no registro de nascimento do meu pai, consta o nome do avô errado e para prosseguir com o pedido se faz necessário a retificação, no cartório consegui o assento do meu tio que consta a alteração do nome do avo, através de um parecer do ministério publico, mas procurei um advogado e ele não soube dizer qual procedimento tomar para obter esta alteração, já que o cartório disse que não se trata de erro simples e sim de alteração do nome é preciso um autorização para eles alterarem, gostaria de uma ajuda, para saber qual processo ou procedimento seria este ? para alterar o nome do meu bisavô na certidão de nascimento do meu pai, grata por enquanto.
Comentários
@Maxkrou se o cartório se recusa a fazer a retificação de forma administrativa, você vai precisar de um advogado. O nome do processo é uma ação de retificação de registro, porém precisa estar muito bem justificado o motivo da mudança. Um bom advogado provavelmente irá olhar o processo do seu tio, o que foi feito, etc...
@Maxkrou sugiro que procure um advogado que seja mais especializado nessa área notarial/registral, é um processo judicial relativamente simples, não desista 😃