[Ajuda] Certidão de Nascimento Perdida (Niterói-RJ) - 1943
Oi, pessoal.
Após esgotar minhas alternativas, vim ate o fórum em busca de ajuda dos usuários mais experientes ou alguém que tenha passado pela mesma situação. Em resumo, precisamos da certidão de nascimento da avó da minha esposa, que está viva, mas perdeu o documento e não se lembra das informações necessárias para encontrarmos uma cópia.
Segue abaixo as informações que temos até o momento:
- Nome (de solteira): Celeide Augusto de Miranda
- Nome (de casada): Celeide Miranda de Barros
- Nome do pai: Evaristo Augusto de Miranda
- Nome da mãe: Anna Leite de Miranda
- Nascimento: 29/05/1943
- Bairro de Nascimento: Ponta D’areia
- Possível Bairro de Registro: Centro
- Possível Cartório de Registro: Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais do 2º Distrito de Niterói
- Emissão do RG: Instituto Faustino Pereira
- Emissão do RG: 26/10/1972
- Data de casamento: 06/05/1962 (Data registro: 19/07/1962).
- Cartório de Casamento (doc muito antigo e difícil de ler):
- - Carimbo do Cartório do 6º Ofício de Niterói
- - No subtítulo da certidão consta “Serventuário vitalício da […] freguesia de São Lourenço”
- - Livro nº 29 / fls. 78 (ou 18) / nº 8955
Já tentei procurar no Registro Nacional, mas achei muito confuso e me perdi. E também me questionei se não era apenas para nascidos no Rio de Janeiro capital, saberiam informar se Niterói também estaria incluso?
Também ja enviamos email para o instituto faustino pereira (emails encontrados aqui no forum mesmo), mas não obtivemos resposta.
Além disso, não encontramos nada no familysearch e parece que o colégio que ela estudou pegou fogo e, infelizmente, perderam os registros.
Posso recompensar e agradeço, de coração, qualquer ajuda para encontrar este documento, pois é o único que falta e estamos perdendo as esperanças…
Comentários
Fala meu conterrâneo @gregorymatheus , já gastei algum tempo com busca de certidões em Niterói e vc tem bastante informação nas mãos, já já vai conseguir.
Vc já tentou buscar nos cartórios mencionados? É possível encomendar uma busca. Recomendo buscar também no 3° RCPN e no 1° RCPN.
@gregorymatheus
Considerando a data de nascimento e o fato de ela estar viva, dificilmente encontrará o documento online.
Parece-me estranho que, você tendo tantas informações, não tenha conseguido localizar essa certidão em algum cartório de Niterói.
A certidão de casamento é essa aqui, segundo registro do Detran.
Livro: 29, Folha: 78, Termo: 8955, Município: Niterói, RJ, Zona 3.
Os cartórios da capital via de regra destruíram todos os prontuários de casamento antigos. Não sei se os cartórios de Niterói também o fizeram. Tente entrar em contato com o cartório onde foi registrado o casamento e pergunte se eles tem o prontuário. Se tiverem, há uma chance de encontrar uma cópia da certidão de nascimento no prontuário.
Alternativamente, pediria uma cópia em inteiro teor, reprográfica, dessa certidão de casamento - entendi que você já tem uma fotocópia, mas em qualidade ruim. De posse dessa certidão de casamento, conferir se menciona explicitamente que a avó da sua esposa nasceu em Niterói e a data de nascimento (e não apenas a idade). Se tiver a indicação explícita do local e data, aí tentar pedir uma nova busca nos cartórios, mas apresentando uma cópia dessa certidão de casamento. Isso meio que "estimula" o cartório a fazer uma busca mais bem feita.
Ah, outro motivo para pedir uma via reprográfica da certidão de casamento, é que às vezes pode ter alguma anotação nas margens.
Ela se casou bem cedo (19 anos), então "infelizmente" é provável que toda vez que precisou apresentar algum documento, usou a certidão de casamento em vez da certidão de nascimento. Isso vai te dificultar um pouco a busca.
Mas como disse o @gbpinheirosilva , você tem bastante informação, tenho certeza que vai conseguir encontrar o documento que está procurando!
@gregorymatheus siga as dicas do @eduardo_augusto que vai dar certo. Ao pedir busca peça referente aos periodo de anos entre a data do nascimento e a data do casamento, antigamente era comum a pessoa não ter registro de nascimento e ser registrada apenas para casar, alguns dias antes da data do casamento. Como ela se casou muito jovem isso é uma possibilidade que talvez você deva considerar...
Oi, pessoal, desculpem a demora. Lendo aqui no fórum vi algumas pessoas relatando o sucesso em conseguir a certidão com o colégio onde a pessoa estudou. Sendo assim, conseguimos essa informação e vamos tentar por lá primeiro, se não conseguirmos vou seguir as dicas informadas por vocês. Muito obrigado por toda ajuda! Assim que tiver novas informações publico aqui também, para que sirva de ajuda para quem eventualmente caia neste post.
Fala conterrâneo, gbpinheirosilva! Ainda não fomos presencialmente lá, pois vimos alguns serviços desse tipo que podem ser contratados online. Como eu e minha mulher temos a agenda cheia em dias úteis, está complicado arrumar um tempo para ir até lá fisicamente... Por acaso saberia informar se esses prestadores de serviço de busca online são confiáveis?
Perfeito, eduardo_augusto, muito obrigado pelas informações, certamente serão de grande valia na busca.
Boa dica também, AlanNogueira. Obrigado! Faremos isso ao solicitarmos no cartório.