Visita à conservatória
Tenho um processo de atribuição de Dupla Nacionalidade Portuguesa, artigo 1-D (neto), e que deu entrada na Conservatória dos Registos Centrais e. 10.04.2023. O Processo quando visto, (Estado do Pedido) na Plataforma nova encontra-se: Bola nº 1 = Submetido (10.04.2023). O que significa acredito em atraso, mas que já sei que podem levar bastante tempo. Como não consigo respostas da Conservatória a respeito, penso em ir pessoalmente nela, visto que irei passar o fim de ano em Portugal. Gostaria de perguntar se vale a pena fazer tal visita e se no dia 02 de janeiro encontrar-se-á aberta, funcionando. Obrigado a quem responder.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@PANTOJAK7 ja teve gente até me hostilizando aqui por falar isso, mas sinceramente não adianta nada você ir lá, isso não agilizará seu processo e só perderá tempo de sua viagem em fila de repartição pública, o que imagino ninguém goste… Os processos de neto demoravam cerca de 3 anos e na conjuntura atual tendem a demorar 4 anos… infelizmente é preciso ter paciência. Os processos da minha família por exemplo são do final de agosto/22 e ainda estão na bolinha 1 como o seu, ao que parece a CRC está analisando processos de maio/2021 ainda…
@PANTOJAK7
Concordo totalmente com o @AlanNogueira .
Ir pessoalmente à conservatória só vai servir para te fazer perder um dia da sua viagem, que poderia aproveitar passeando com a família. Não vai conseguir falar com ninguém que esteja tratando diretamente com seu processo e terá apenas uma resposta vaga como “precisa aguardar”.
Seu processo não está atrasado, por mais frustrante que isso seja. Infelizmente em Lisboa leva uns 2 anos para o processo começar a se movimentar e uns 4 anos para concluir. Não há muito o que fazer.
Se realmente quiser muito falar com alguém para ter informação, é muito melhor ligar na Linha Registos e pedir um status, pode fazer já sem precisar esperar sua viagem a Portugal.
@PANTOJAK7 tenho processo de abril de 2022 e na semana passada passei 2x em frente ao CRC, visto que estava hospedado por perto, na Marques de Pombal e quando fui no El Corte, acabei passando em frente. Nem cogitei entrar para ver nada... rsrs Acho que se tem curiosidade, não custa nada passar por lá, mas não se assuste se o dia em que vc for tiver muita gente, ainda mais em se tratando de data logo após um feriado, mas acho válido como experiência, caso tenha tempo sobrando. Talvez vc entenda o motivo pelo qual os processos estão atrasados.
Bem eu sei disso tudo, mas com as "Mudanças" que houve no sentido de melhorias e talvez em maior agilidade, cresceu a vontade de ir lá.... mas fica o receio de talvez ser "maltratado" por não saber esperar.... sei lá.... mas o que me preocupas agora é que quando tento ver o andamento do processo aparece a seguinte mensagem.... "Não é possível concluir o pedido." e já tem alguns dias assim....
@PANTOJAK7
Pode acontecer de ser maltratado, mas eu acho difícil acontecer num orgão público. O que vejo as pessoas reclamarem geralmente é por conta da diferença no estilo de comunicação dos portugueses em relação ao que normalmente esperaríamos no Brasil.
O português é mais direto e "seco" na comunicação, então a maioria das pessoas entende isso como desrespeito, grosseria, má vontade. Como vc já mora aí há algum tempo, deve estar mais que acostumado com essa diferença de estilo.
Sobre o site: está assim há dias e não há o que fazer além de esperar. A alternativa é ligar na linha registos. De qualquer forma, o que está fora é apenas o site de consulta externa, pelo que consta as conservatórias estão trabalhando normalmente.