Dúvidas sobre documentos para Cidadania por aquisição

Sou filho de Portuguesa que tem seu cartão cidadão em dia, validade até 2029, além disso já tenho os assentos de nascimento e casamento de minha Mãe, por serem de 2014, pedi atuais por Ovar. Minhas dúvidas: 1- Seria bom apostilar o cartão, ajuda no processo

2 - Eu, sendo casado, preciso e tenho como tirar uma segunda via da minha certidão de nascimento ou envio a de casamento.

3 - Posso fazer a cidadania dos cônjuges, tanto da minha esposa quanto a do meu genro, sendo que a cidadania é transmitida da minha mãe para a minha filha (netos). Eu tenho 34 anos de casado, e minha filha tem 3 anos de casada

4 - Posso fazer dois processos, sendo o meu de filho e de minha filha como neta ou é aconselhável fazer a minha depois a dela, para poder passar a meus netos.

Agradeço

Comentários

• @AndreFalcao44

Para processo de filho os documentos exigidos são os deste guia Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C, siga "a risca" que vai dar tudo certo, mandar documentos a mais não "ajuda" e caso tenha alguma divergência de dados talvez até "atrapalhe'... respondendo suas perguntas:

1) não precisa enviar cartão de cidadão da sua mãe, e nem tem como apostila-lo no Brasil, pois é documento portugues, no Brasil só se apostilam documentos brasileiros

2) envie nascimento em inteiro teor por copia reprografica, conforme está no guia, é uma espécie de mito aqui no Brasil que a certidão de casamento "substitui" a de nascimento, isso não é verdade;

3) os conjuges podem adquirir a cidadania, mas para isso é necessário que primeiro você e sua filha se tornem portugueses, somente depois de finalizados os processos de cada um vocês é que os respecitvos conjuges podem dar entrada no processo deles. Sugiro que dê entrada no seu processo de filho, ao finalizar o seu processo sua esposa dá entrada como cônjuge e sua filha como filha de portugues (pois vc será portugues após finalizar o seu!). O genro dará entrada como cônjuge somente após sair a cidadania da sua filha, assim como eventuais filhos dela também podem ingressar como filhos.

4) Atualmente 2 processos de filho consecutivos estão saindo mais rapido que um processo de neto, que é o que sugiro, mas você pode também dar entrada no seu como filho e sua filha como neta, mas a tendencia é que o processo dela saia mais rapido se for como filha, após o seu terminar (repito, levando em consideração os prazos atuais, que podem mudar no futuro). Os de filho estão levando 1 a 1,5 anos, os de neto uns 4 anos, assim como os de conjuge também.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.