Atualização da planilha para o novo sistema de acompanhamento do IRN - Resumo das mudanças

AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta
editado October 31 em Planilha de Acompanhamento

Pessoal, estou colocando no ar a atualização da planilha para acomodar o novo sistema de acompanhamento. Segue um resumo das mudanças:

Datas das bolinhas:

- Agora é possível preencher a data de cada bolinha do sistema novo (Submetido, Em análise, Aguarda resposta, Para decisão, Para ministério, Concluído).

- Preencha a data em que a bolinha apareceu como TICADA (com símbolo de check: ✅).

- Deixe em branco as bolinhas que não aparecerem no seu processo.

- Se uma bolinha voltar atrás (deixar de ficar ticada depois já ter estado antes), coloque-a em branco de novo. Foi corrigido o problema da versão antiga que impedia colocar uma data em branco depois de preenchida.

Exigência e urgência:

- O antigo campo "Exceções", que podia ser preenchido como "Urgência" ou "Exigência", foi substituído pelos campos "Urgência" (sim ou não), e "Exigência" (que é uma data que pode ou não ser preenchida).

- Os processos de quem preencheu "Exceções = Exigência" na versão anterior, serão mostrados como "Exigência = Sim" na nova versão, até que uma data seja informada.

Tabela:

- A tabela que lista os processos está sendo simplificada, com um foco sendo dado às duas datas que são preenchidas corretamente de forma mais frequente, e que portanto são mais confiáveis para efeito de comparação: data de entrega do envelope (pessoalmente ou por rastreio postal), e data de conclusão do processo (antigamente bolinha 7 verde, agora bolinha "Concluído" ticada).

- Os demais campos, que são preenchidos de forma menos consistente, continuam sendo mostrados. Mas agora aparecem como informações extra na primeira coluna, em retângulos verdes.

- Aqui na tabela, o antigo campo "status" está sendo substituído pelo conceito de "etapa". A "etapa" de um processo é a bolinha mais avançada para qual temos uma data. Se nenhuma data do sistema novo foi informada, a "etapa" é antigo "status".

- A etapa também é mostrada na primeira coluna, em um retângulo cinza se for do sistema antigo, ou azul se for do sistema novo.

- A data da nova bolinha "Concluído" está sendo automaticamente preenchida para todos os processos que tinham "Data Término" informada na versão antiga.

- A ordenação padrão está mudando para mostrar as conclusões mais recentes, ao invés das entregas mais recentes.

Preservação de histórico:

- Nenhuma informação foi deletada. Todos os campos, antigos e novos, estão disponíveis na página de detalhes de cada processo.

- Também continua sendo possível ver as atualizações envolvendo campos antigos, desde o início da planilha.

- Campos que ficaram obsoletos só aparecerão na página de detalhes se foram preenchidos antes.

- Campos obsoletos não podem ser editados, estão sendo mostrados apenas para referência histórica.

É isso. Vou estar disponível hoje e amanhã para dúvidas e eventuais correções necessárias. De sexta a domingo não vou poder mexer muito neste sistema. A partir de segunda, posso voltar a fazer correções, e se tudo estiver certo com este lote, começar a trabalhar em novas mudanças.

Obrigado a todos os que vêm ajudando com sugestões e feedback.

Comentários

• Olá! Uma dúvida: na orientação diz para preencher a data em que cada bolinha aparece “ticada”.

No processo do meu pai, de 4 bolinhas, ele tem duas ticadas e a terceira com um lápis. Essa terceira tem a data de 16/09/2024 e a informação de que passou por todas as etapas, exceto a transação de “proposta de decisão”. Nesse caso, eu preencho essa data também ou somente a data da conclusão da análise?

• AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

Olá, somente coloque uma data para a bolinha da Análise quando ela aparecer ticada, por favor. Se você quiser registrar informações adicionais, como as relacionadas ao lápis, coloque-as por favor no campo de notas.

• @Admin Antes de mais obrigado pelo fórum. Uma sugestão: seria bom ter também opção para acompanhamento dos processos por tempo de residência artigo 6.1

@Gose será adicionada em breve uma planilha para os processos por tempo de residência, assim como uma outra para casamentos por base x.

• @Admin Boa! Não sei também até que ponto pode fazer sentido mas podiam colocar nas opções do local todas as conservatórias do país onde é possível submeter o pedido de nacionalidade pois há pessoas que não submeterem nem em Lisboa nem no Porto.

@Gose até onde entendo essa questão está se tornando obsoleta, com a distribuição dos processos sendo feita automaticamente pelo sistema às conservatórias menos sobrecarregadas, independentemente de onde foi dada a entrada.

@Gose a planilha por tempo de residência (art. 6.1) já foi colocada no ar: https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/residencia

• @Admin Boa! Muito obrigado

• @Admin A nova planilha está muito boa, ainda melhor com as novas atualizações.

Queria destacar uma observação minha. Meu processo está com "Para decisão" com lápis, ainda, apesar de já ter uma data abaixo, na página oficial. A fase "Em análise" que já está ticada.

Porém, ao atualizar a planilha com as datas mostradas na página oficial, meu processo aqui na planilha é mostrado como se o "Para decisão" já estivesse ticado.

Não sei qual impacto isso pode ter no acompanhamento dos processos.

Para solucionar esse problema, poderia ser alterada a descrição ali em "Etapas", mas não sei se isso seria funcional, porque ainda assim, todos que vissem meu processo acreditariam que ele já está com o "Para decisão" ticado, o que ainda não aconteceu.

• Acabei de ver o comentário acima com a sua orientação, @Admin , e já alterei o meu processo na planilha.

Creio que essa orientação precise ser esclarecida lá no formulário, porque ao receber a data, o primeiro impulso é logo ir correndo preencher rsrsrs Mas ao fazer isso, acabamos colocando nossos processos em uma etapa mais do que a real. Dei uma olhada nos demais processos na etapa "Para decisão" e nos comentários pude ver que a maioria das pessoas fez como eu: preencheu a data mesmo com a bolinha estando com o lápis e não ticada

Espero ajudar!

@biaamourao obrigado por levantar a questão. Vou bolar uma forma de deixar mais claro que é para preencher somente as ticadas.

@biaamourao coloquei no ar a alteração:

Vou dar uma olhada nos processos que você mencionou (que pelos comentários parecem ter colocado a data do lápis também) e corrigir.

• @Admin quem errar agora precisa de um exame de vista ou um retorno às aulas de interpretação de texto! rsrs

@biaamourao não posso reclamar, como usuário também tendo a não ver instruções 😂

• Como procedo para trocar e-mail e senha, para que eu possa fa,er o acompanhamento atribuição de pai para filhos, @Admin ?

@SANDRAPEREIRADANTAS para fazer o acompanhamento você precisa contactar o IRN. Dê uma olhada no link indicado nesta resposta anterior. Depois que você conseguir saber a situação do seu processo, você pode colocá-lo na planilha para compará-lo com os de outras pessoas.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.