Certidão de nascimento de inteiro teor RJ

Boa noite pessoal,

Estou tendo algumas dificuldades nesse processo de cidadania que estou fazendo sozinha.

Sou do Rio e gostaria de saber se consigo fazer pedido da certidão de nascimento de inteiro teor on-line, se sim, qual o site por favor?

desde já agradeço toda ajuda.

Comentários

• @Margarete_Rose inteiro teor não consegue pedir online, só a normal que não é o formato exigido para nacionalidade. Entre em contato diretamente com o cartorio onde esta o registro por telefone ou email e solicite.

• @Margarete_Rose @AlanNogueira

Consegue pedir online sim. Acho que a maioria, senão todos, os cartórios do Rio já tem serviço pela internet.

Apenas para dar um exemplo, veja aqui a tela de um dos cartórios: Pedido de Certidão online - Cartório Catete

Eu mesmo pedi todas as certidões que precisava por meio desse tipo de plataforma, sem nunca ligar ou mandar e-mail para o cartório 😀

@AlanNogueira fica aí como uma informação nova pra você, vai facilitar a vida!

Observação 1: quanto a "reconhecer o sinal público do escrevente", eu não sei se é realmente necessário, uma vez que o documento já vem com a apostila de Haia. mas custa uns poucos reais a mais, então eu sempre pedi.

Observação 2: em alguns casos, o cartório pode se recusar a fornecer a certidão integral (digitada ou reprográfica). Isso acontece normalmente se houver alguma parte sigilosa. Aí eles marcam a certidão como "acesso restrito" e nesses casos, aí sim você precisa entrar em contato com o cartório para saber como ter acesso. Mas não se preocupe com isso agora, é só informação extra.

• @eduardo_augusto muito obrigado pela informação, realmente minha resposta ficou muito incompleta.

Retifico aqui minha postagem para dizer “entre em contato com o cartório por telefone e e-mail e peça orientações”. São muitos cartórios na cidade do RJ e infelizmente nem todos são organizados como este, onde também pedi certidão da minha família, que já tem o sistema de pedir no próprio site. Estes, caso contactados, certamente irão orientar a colega a acessar o site deles para pedir ou, se houver algum problema de sigilo, o que é exigido para resolver.

Porem há o outro extremo, e não estou falando de cartórios menores no interior… Para ter ideia da dimensão da discrepância, quando pedi as certidões para os processos de nacionalidade há uns 2 anos atrás, um cartório específico (também do RJ capital), pasme, somente aceitava pagamento por vale postal, e apesar de tudo nem foi o mais complicado… outro, onde estava o documento do meu avô, foi extremamente complicado de falar por telefone e quando consegui me disseram não aceitava pedidos que não fossem no balcão, tive que pedir pra alguém ir lá pessoalmente (2x, uma para pedir e outra para buscar) já que eu não tinha disponibilidade para isso…

Valeu demais pela ótima intervenção, na realidade o sistema online a que me referia era o sistema nacional/oficial dos cartórios que comentamos outro dia, este somente pode ser usado para certidões padrão em breve relato , conforme o “FAQ” do próprio site deles:

• No caso , como sou casada em SP, e nascida no RJ…

preciso da de casamento e nascimento copias repografica inteiro teor frente e verso com reconhecimento do notorio e apostilada ou apenas a de casamento basta?

obg

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.