Mãe neta de português recebeu atribuição em 22/10/2024.. Filho maior agora pede atribuição 1C?
Alexandre Maia Rodrigues
Member
Gostaria de saber se eu solicito, agora que minha mãe recebeu atribuição, pedido de aquisição ou atribuição...
Estou no Brasil. Posso enviar a solicitação para conservatória em Portugal ou preciso encaminhar ao Consulado no Brasil?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Alexandre Maia Rodrigues ,
o consulado não é a melhor opção para pedido de nacionalidade portuguesa, eles demoram muito e a pessoa não consegue ter um acompanhamento do processo. Talvez agora com as novas mudanças quem sabe eles padronizem a recepção de pedido de nacionalidade, mas acho que é esperar demais no momento. Entao o melhor local ainda para processo 1C de filho é o ACP Porto.
Os descendentes de portuguêses são portugueses originários e tem nacionalidade atribuída, ou seja desde o nascimento, poderão passar para as novas gerações. Os netos até um tempo atrás recebiam a aquisição de nacionalidade, mas desde uma mudança na lei agora todos recebem atribuição de nacionalidade.
Veja aqui o guia para filhos maiores:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/
Grato pela ajuda.