Retificação de certidão de nascimento
Olá, boa noite!
consegui o assento do meu bisavô pela universidade de coimbra mas acabei de notar um erro na certidão de nascimento de minha avó e vou precisar retificar, porém como eu não sabia disso antes não pedi para ser apostilado antes do envio, agora o documento já está a caminho de minha casa. O que posso fazer? Perguntei ao consulado e eles disseram para enviar ao ministério público de Portugal mas como eu pago a taxa? Isso não demoraria muito?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@milenamendes , aconteceu comigo ano passado, pensei que ia demorar muito, mas foi super rápido. Quando o assentamento de batismo chegou em casa, enviei de volta para Portugal, O pedido de apostila pode ser efectuado por correio. Para o efeito deverá preencher o impresso disponível em http://www.ministeriopublico.pt/perguntas-frequentes/servico-apostilas (onde poderá obter mais informação sobre a apostila), e remetê-lo à Procuradoria-Geral da República juntamente com o original do documento que pretende apostilar, com cópia do seu documento de identificação e do comprovativo do pagamento da apostila.
Pela emissão de cada apostila é devida a importância de 10,20€, que poderá ser paga por cheque a favor da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública - IGCP, E.P.E. (cheque que possa ser levantado em Portugal), por vale postal a favor da Procuradoria-Geral da República ou por transferência bancária para a seguinte conta:
IBAN: PT50 0781 0112 0000 00068615 2
BIC: IGCPPTPL
A Procuradoria-Geral da República assegura a devolução, por correio simples, dos documentos apostilados.
Procuradoria-Geral da República
Rua da Escola Politécnica, n.º 140
1269―269 Lisboa
(endereço para efeito postal)
Enviei através dos correios, tem um Sedex internacional que chega em até 7 dias e com rastreio, paguei 257 reias. Pra mim foi o melhor, o mais barato ia custar 40 reias porém demora 30 dias e não é certeza de chegar ao destino.
Junto com o documento para apostilar, você precisa entrar no site da Procuradoria e baixar um arquivo ao qual você deve preencher e reconhecer firma juntamente com sua identidade também. Eu autentiquei todos os documentos brasileiros.
Agora minha jogada de mestre foi abrir uma conta no BANCO WISER e fazer o pagamento por lá. Fazer pagamento de outra forma é super caro. Você abre a conta no banco faz depósito em Real e faz o câmbio para EURO. Demora um dia para eles receberem, pega o comprovante de transferência no próprio banco imprime e envia junto com o documento para apostilar.