Como pedir certidão de inteiro teor de meu pai?
Boa tarde pessoal,
estou começando por agora separar toda documentão necessário para a dupla cidadania portuguesa e precisa de ajudar em como tirar a cidadão de inteiro teor do meu pai. Além desta dúvida gostaria de saber se mesmo ele sendo casado a certidão necessária é a de nascimento e não de casamento?
agradeço desde já a ajuda de todos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Margarete_Rose
estou começando por agora separar toda documentão necessário para a dupla cidadania portuguesa e precisa de ajudar em como tirar a cidadão de inteiro teor do meu pai.
Entre em contato com o cartório onde foi feito o registro do nascimento do seu pai e peça uma cópia reprográfica com apostila de Haia. Só isso. Alguns cartórios tem página na internet e você pode fazer o pedido online. em outros cartórios, você vai precisar ligar ou mandar email.
Além desta dúvida gostaria de saber se mesmo ele sendo casado a certidão necessária é a de nascimento e não de casamento?
Precisa da certidão de nascimento.
Pois é, mas no caso o cartório em questão foi extinto. Gostaria de saber também ele sendo casado com minha mãe, qual certidão devo usar?
Nascimento dele (filho de poruguesa) ou de casamento dos meus pais?
@Margarete_Rose
Pois é, mas no caso o cartório em questão foi extinto.
Algum outro cartório assumiu o acervo dos livros de registro. Pode pesquisar no google ou se citar aqui qual era o cartório pode ser que algum colega saiba.
Gostaria de saber também ele sendo casado com minha mãe, qual certidão devo usar?
De nascimento.
Nascimento dele (filho de poruguesa) ou de casamento dos meus pais?
Para o processo de nacionalidade precisa ser obrigatoriamente a de nascimento. No Brasil existe o mito de que quando a pessoa casa a certidão de casamento substitui a de nascimento, mas isso não é verdade. São documentos distintos, tratam de atos diferentes da vida civil e nem todas as informações importantes para o processo de nacionalidade estão presentes na de casamento (por exemplo nome dos avós, declarante do nascimento etc).
@ecoutinho agradeço tanto pela sua ajuda. Obrigada mesmo!
Verdade, minha irmã mesmo havia dito sobre a certidão de casamento substitui.
Obrigada mesmo.