Preciso transcrever casamento do avô?

Olá, pessoal! Estou pesquisando para tirar a cidadania do meu avô (brasileiro) para depois tirar a minha. No caso, meu tataravô é o português. Depois que eu conseguir a cidadania do meu avô, há necessidade de transcrever o casamento dele com minha avó para depois tirar a minha cidadania?

Muito obrigada!

Comentários

  • @Jadde ,

    depende. Quem é o filho/filha de seu avô? Seu pai ou sua mãe? Se foi seu avô que declarou o nascimento dele ou dela na menoridade, não seria necessário.

    Você talvez já saiba que se seu pai ou mãe, filho ou filha de seu avô estando vivo pode pedir a cidadania portuguesa pelo artigo 1C como filho de português, assim que seu avô conseguir a nacionalidade dele. E uma vez que isso aconteça você pode pedir como filho também. Desta forma é muito mais rápido do que você pedir como neto.

  • JaddeJadde Member

    Obrigada pelo retorno, @texaslady

    Explicando: minha mãe é filha desse meu avô que eu quero tirar a cidadania. Meu avô é filho da minha bisavó que é filha do meu tataravô português. E foi meu avô quem registrou minha mãe.

    Quando você diz que é mais rápido tirar como filha, é em questão de tempo mesmo? Tipo, se de filho demora 1,5 ano pra sair a cidadania, pra neto demora mais tempo?

  • @Jadde

    Filho leva aproximadamente 1 ano (se mandar p o Porto) neto leva entre 3 a 4 anos

  • @Jadde ,

    os prazos são como o @ecoutinho disse. quando seu avô conseguir a nacionalidade portuguesa, os filhos dele poderão solicitar se desejarem. O que acontece as vezes é que algumas pessoas não querem, então seus filhos podem tirar como neto. Mas além de mais demorado para neto exige mais documentação. Para filho o processo é mais simples.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.